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Atrasou um dívida? Veja quanto tempo leva para o nome ficar sujo

Atraso no pagamento das contas acaba fazendo com que as empresas negativem o CPF do consumidor. Saiba qual o limite máximo para evitar o nome sujo!



Por causa da alta nas contas e nos produtos no mercado, muitos brasileiros estão sofrendo com o atraso no pagamento das contas. É este atraso na quitação das pendências que pode fazer com que os órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, negativem o nome do cidadão. Veja quanto tempo leva para o nome ficar sujo.

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Com isso, o acesso a diversos serviços se torna mais difíceis para os negativados. Como exemplo, podemos apontar a aprovação de empréstimos e de cartões de crédito. Dessa forma, é preciso que o consumidor conheça o prazo máximo de atraso nas contas antes que ocorra a negativação. É recomendado também saber quais as medidas devem ser tomadas para limpar as pendências em seu CPF e conseguir limpar o seu nome.

Ao se deixar ficar no vermelho com o mercado, o score do consumidor automaticamente cai, prejudicando então a sua vida financeira. Além disso, vale lembrar que as empresas também costumam verificar o SPC para descobrir como o cliente se comporta ao comprar e pagar coisas. Com o tempo, é possível que o cidadão tenha o seu acesso a serviços interrompidos, como a compra em lojas que vendem a prazo ou a contratação de serviços de crédito.

Em quanto tempo posso ficar com o nome sujo?

O prazo para uma dívida deixar o CPF de qualquer cidadão negativado irá variar de acordo com a empresa para qual ele deve. Dessa forma, não há uma data comum estabelecida para a negativação, logo a medida pode ocorrer em até mesmo um único dia de atraso. Por outro lado, é observado que grande parte das empresas têm um limite de espera.

Uma parcela dos lojistas aguarda entre 15 e 30 dias para entrar com processos no Serasa com o CPF do cliente devedor. Para descobrir ao certo o limite de cada empresa, é necessário conferir os termos de compra ou entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor de cada uma delas.

Apenas saiba que a negativação não ocorre de modo tão simples. Para isso, é preciso que o cobrador notifique o cliente sobre a inadimplência, seja por ligações ou mensagens. Após o aviso, o cobrador deverá ainda informar sobre a possibilidade de negativação. A cobrança é enviada ao SPC somente após o aviso.

O órgão então espera o pagamento por parte do consumidor por dez dias. Caso ele não seja realizado, o CPF será negativado. Saiba que é possível encontrar opções para quitar as pendências no próprio site do Serasa e do SPC.




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