Desde o início da pandemia de Covid-19, o governo vem autorizando diferentes modalidades de saque ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Algumas delas são desconhecidas pelo trabalhadores que conhecem apenas o saque rescisão, que apesar dessa ser a modalidade mais conhecida, não é a única.
Leia mais: ESTES beneficiários irão receber pagamento integral do 13º salário do INSS
Como o fundo é formado por depósitos mensais retirados do salário do trabalhador, seu objetivo é justamente proteger os brasileiros financeiramente em situações adversas. Em novembro, ao menos 4 modalidades de saque ao FGTS estão disponíveis para quem se enquadra nos requisitos.
Abaixo, conheça cada uma delas e veja como retirar a grana.
Saque rescisão
Mais tradicional e conhecido do que qualquer outra opção, o saque rescisão é liberado ao trabalhador demitido sem justa causa. Quem está nessa situação pode retirar todo o dinheiro existente em sua conta vinculada ativa (contrato atual), além de receber uma multa de 40% do empregador.
Saque-aniversário
Bem mais recente que o anterior, o saque-aniversário autoriza o resgate de um percentual do saldo do FGTS todos os anos, no mês de nascimento do cotista. A adesão é opcional, mas ao fazê-la o cidadão perde o direito ao saque rescisão.
Saque por doença grave
A terceira opção é o saque por doença grave, criado para auxiliar no tratamento de uma série de condições de saúde. Ele é válido quando o trabalhador ou seu dependente estiver acometido por uma ou mais doenças listadas abaixo:
- Alienação Mental
- Cardiopatia Grave
- Cegueira
- Contaminação por Radiação
- Doença de Parkinson
- Espondiloartrose Anquilosante (Espondilite Anquilosante/Ancilosante)
- Estado avançado da Doença de Paget (Osteíte Deformante)
- Hanseníase
- Hepatopatia Grave
- Nefropatia Grave
- Paralisia Irreversível e Incapacitante
- Tuberculose Ativa
- HIV/AIDS
- Neoplasia Maligna
- Estágio Terminal
Saque por aposentadoria
Quem se aposentou também pode solicitar o dinheiro guardado nas contas ativas e inativas do FGTS, desde que encerre sua trajetória profissional. Se preferir continuar na mesma empresa, poderá fazer retiradas mensais. Caso escolha trocar de empresa, só será autorizado a sacar o valor apenas após a demissão sem justa causa.
Como solicitar?
Todas as informações sobre essas e outras modalidades de saque estão disponíveis no aplicativo FGTS. Para fazer o pedido, o cidadão também pode comparecer a uma agência da Caixa e apresentar a documentação necessária.