Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são os grandes alvos dos criminosos. Eles entram em contato com os beneficiários, principalmente os mais idosos, e se passam por funcionários do instituto. A intenção é roubar os dados das vítimas para roubar o dinheiro e praticar novos crimes. Veja o alerta do INSS aos beneficiários.
Leia mais: Mais de R$ 8 mil: ESTE é o valor que beneficiários do INSS podem receber
O alerta foi feito pelo próprio INSS, depois de inúmeros relatos de segurados que foram vítimas dos criminosos. Com a chegada do final do ano, é mais comum que esses golpes aconteçam, já que muitos beneficiários ainda vão receber o 13º do INSS e terão um bom dinheiro em conta.
Alerta do INSS
Os criminosos entram em contato com as vítimas de várias formas. E-mail, telefone, aplicativo de mensagens como WhatsApp e, em alguns casos, até pessoalmente nas casas dos segurados.
O alerta do INSS foi feito depois que mais brasileiros os contatos que receberam dos golpistas. Muitos deles tiveram prejuízos enormes. Outra forma de abordagem dos criminosos é se passarem por funcionários de bancos, não só do INSS.
Eles pedem vários dados, como RG, CPF, números de cartões e até senha. Os golpistas envolvem as vítimas na conversa de que os segurados tiveram os dados acessados, ou que estão com pendências e precisam pagar alguma dívida antes que o nome seja negativado. Ou seja, eles provocam medo para desestabilizar as vítimas.
Diante do aumento no registro dos golpes, a dica é para que os segurados sempre mantenham os dados atualizados no aplicativo ou site do INSS. E que nunca forneçam informações por telefone, e-mail ou qualquer outro tipo de contato.
Sempre que receber alguma ligação, o mais certo é encerrar a chamada e entrar em contato com o INSS pelo telefone 135. Dessa forma, o segurado poderá confirmar se existe alguma pendência sem precisar indicar todas as informações pessoais.
O alerta do INSS é que o instituto nunca solicita senha ou nenhuma outra informação importante via e-mail e nem mesmo presencialmente. A senha é uma informação sigilosa que não deve ser compartilhada de forma alguma.