scorecardresearch ghost pixel



Aprenda a renegociar as dívidas do FIES com até 99% de desconto

Estudantes podem renegociar as dívidas com o FIES e aproveitar os descontos que chegam a 99%. Saiba como se livrar das pendências.



Os estudantes com parcelas atrasadas do Fundo de Financiamento da Educação (FIES) podem renegociar as dívidas por meio do programa do Ministério da Educação (MEC). Os descontos chegam a 99%, a depender do tempo de atraso e o perfil de cada estudante. Saiba como conseguir a redução para se livrar dos débitos.

Leia mais: Sua dívida por R$ 1: Black Friday da Serasa está imperdível!

É mais uma oportunidade de regularizar os valores em aberto. Até aqueles que não deixaram de pagar nenhuma parcela, mas que desejam pagar o financiamento de uma só vez, também podem aproveitar a renegociação.

Renegociar as dívidas do FIES

Para negociar as pendências, os estudantes devem acessar os aplicativos das instituições financeiras. Pode ser a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil. Quem ainda não tem o app no celular pode fazer o download nas lojas de aplicativo Google Play ou App Store para começar a se movimentar.

Veja abaixo as possibilidades de renegociação das dívidas e a redução para cada caso:

  • Sem parcelas atrasadas: desconto de 12% para quitar o saldo à vista;
  • Entre 90 e 360 dias de atraso: pagamento do valor o total à vista com desconto de 12% no montante principal ou parcelamento em até 150 vezes (parcela mínima de R$ 200);
  • Entre 1 e 5 anos de atraso: desconto de 92% no valor total da dívida para pagamento à vista (válida para quem recebeu o Auxílio Emergencial e/ou tem inscrição ativa no Cadastro Único);
  • Mais 5 anos de atraso: desconto de até 99% no saldo total do financiamento para pagamento à vista (para quem recebeu o Auxílio Emergencial e/ou está inscrito no CadÚnico).

O FIES é o programa que facilita o acesso dos estudantes aos cursos superiores em instituições privadas. Para contar com o financiamento, é preciso que a renda familiar seja de até três salários mínimos por pessoa. O fundo em questão não impõe uma cobrança de juros.

Pelo programa, o Governo Federal faz o pagamento à instituição de ensino. Depois de formado, o estudante paga todo o valor ao governo de forma parcelada ao longo de vários anos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário