scorecardresearch ghost pixel



Desenrola Brasil! Renegociação de dívidas se encerram neste domingo (31)

Os brasileiros endividados possuem até domingo (31) para renegociarem suas dívidas pelo Desenrola Brasil. Saiba como participar!



O Desenrola entrou em sua fase final nesta segunda-feira (25). O programa desenvolvido com o intuito de limpar o nome de milhares de brasileiros permanecerá ativo apenas até este domingo (31). Com isso, os consumidores interessados possuem até o final da semana para chegarem a um acordo com as instituições financeiras, sendo esta a última fase do programa.

Veja também: Consumidor pode participar do Desenrola pelo site ou app do banco

Após a prorrogação do prazo para os consumidores, apenas as dívidas dos cidadãos inseridos na faixa 1 poderão ser renegociadas. Nesta faixa, estão incluídos os consumidores que possuem renda mensal de até dois salários mínimos ou que estão incluídos no CadÚnico. No entanto, existem exigências também em relação ao valor da dívida.

Para ser elegível ao programa, o valor da dívida não pode ser superior aos R$ 20 mil. Além disso, ela deverá ter sido negativada entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022. As dívidas podem ser de cartões de crédito, empréstimos, contas de luz e água. Além disso, são elegíveis ao programa as dívidas com empresas do comércio.

Dicas para renegociar melhor as dívidas no Desenrola Brasil

Segundo o Ministério da Fazenda, mais de 12,2 milhões de pessoas já negociaram R$ 37,5 bilhões em dívidas com o Desenrola Brasil. Segundo especialistas, o primeiro passo antes da renegociação é saber quais são as dívidas que o consumidor possui, visualizando quais são as dívidas, as empresas em que se deve e principalmente as taxas de juros cobradas em cada uma delas.

Após realizar esse levantamento, é necessário elencar as dívidas conforme a gravidade de cada uma delas. Ou seja, as que possuem maior taxa de juros e que comprometem mais a vida financeira do cidadão, devem ser negociadas antes das outras. Após o mapeamento, é importante saber qual o valor de parcela que cabe no orçamento do cidadão, para que a renegociação se torne uma nova dívida.

Na plataforma do Desenrola, as opções de pagamento da dívida serão apresentadas aos consumidores. Ao se deparar com as possibilidades, os consumidores deverão avaliar qual delas oferta o melhor custo-benefício, ou seja, a menor parcela com menor taxa de juros possível. Além disso, o cidadão deve informar a instituição financeira que está devendo sobre sua real possibilidade de pagamento da dívida, no intuito de não atrasar o pagamento da renegociação.




Voltar ao topo

Deixe um comentário