scorecardresearch ghost pixel



Auxílio Brasil terá parcela extra em dezembro; saiba quem pode receber

Parcela dos beneficiários do programa que também faz parte de outra iniciativa social recebem valor extra no próximo mês.



O calendário de novembro do Auxílio Brasil continua até o fim da próxima semana, mas há quem já esteja pensando na parcela de dezembro. O motivo é que parte dos beneficiários terá direito a um valor extra no repasse do próximo mês.

Leia mais: Trabalhadores vão receber ‘bolada’ do FGTS em 2023. Você está na lista?

Infelizmente não se trata do 13º salário prometido tantas vezes pelos governantes, já que os projetos para criação do abono natalino nunca saíram do papel. Além disso, não há recursos no Orçamento atual para implementação da medida ainda em 2022.

O adicional em questão é o Auxílio Gás nacional, que retorna em dezembro após um mês de pausa. Como o programa é bimestral, os repasses ocorrem apenas nos meses pares do ano.

Parcela de dezembro

Cerca de 5,9 milhões de famílias atualmente recebem o vale-gás junto com a parcela do Auxílio Brasil, segundo dados oficiais do governo. O valor do benefício foi de R$ 110 em outubro, mas pode haver mudança no próximo mês, já que o cálculo depende do preço médio do botijão de 13 quilos.

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) é o órgão responsável pelo cálculo do preço médio do botijão, que usado como referência para o vale-gás. No próximo mês, todas as famílias beneficiárias receberão o equivalente a 100% do valor apurado pela entidade.

A partir de 2023, o Auxílio Gás volta ao patamar de 50% do preço médio do gás de cozinha, já que a medida aprovada pelo governo de Jair Bolsonaro para ampliar o benefício só tem validade até o fim deste ano. Ainda não há mais informações sobre o futuro do programa.

Calendário do vale-gás

Os pagamentos do vale-gás nacional são feitos nas mesmas datas de depósito do Auxílio Brasil, considerando o final do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário. Confira o calendário de dezembro:

NIS final Data de pagamento
1 12/12
2 13/12
3 14/12
4 15/12
5 16/12
6 19/12
7 20/12
8 21/12
9 22/12
0 23/12




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário