O pagamento do 13º salário do Auxílio Brasil foi realidade apenas em 2019, no primeiro ano de governo do atual presidente Jair Bolsonaro. O repasse foi uma promessa de campanha. Apesar disso, em 2020 e 2021 os beneficiários não contaram com o valor extra. Pelo visto, em 2022 também não haverá pagamento do 13º do Auxílio Brasil.
Leia mais: 13º SALÁRIO não caiu: o que fazer para resolver essa situação?
Em 2019, o pagamento foi garantido por meio de uma Medida Provisória (MP). Na época os beneficiários do então Bolsa Família receberam o pagamento de uma parcela extra em dezembro. Desde então as famílias que recebem o auxílio não puderam contar mais com o valor adicional no final do ano.
13º do Auxílio Brasil
Atualmente o benefício é no valor de R$ 600. Até agora, com a proximidade do mês de dezembro, as famílias ainda não tiveram nenhuma confirmação de que o atual governo fara o repasse do valor extra do 13º do Auxílio Brasil.
O Ministério da Cidadania se pronunciou e disse que, pelo menos por enquanto, não existe nenhuma previsão de repasse do dinheiro a mais neste ano.
A parcela de novembro começa a ser paga nesta quinta-feira (17). O que se sabe é que o governo federal anunciou que irá antecipar o repasse em dezembro para as famílias terem recursos no Natal.
Dessa forma, sem a previsão do 13 do Auxílio Brasil, as famílias devem se programar com o valor de R$ 600 pago todos os meses. O depósito segue o calendário oficial, de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários. Em novembro, o pagamento será realizado nos seguintes dias:
- NIS de final 1: 17 de novembro
- NIS de final 2: 18 de novembro
- NIS de final 3: 21 de novembro
- NIS de final 4: 22 de novembro
- NIS de final 5: 23 de novembro
- NIS de final 6: 24 de novembro
- NIS de final 7: 25 de novembro
- NIS de final 8: 28 de novembro
- NIS de final 9: 29 de novembro
- NIS de final 0: 30 de novembro.