scorecardresearch ghost pixel



Black Friday: para sua segurança, Procon não recomenda ESTAS lojas para compras

Com a espera de um grande número de vendas na Black Friday, criminosos aproveitam a data para aplicar golpes. Veja os sites que devem ser evitados!



Com a Black Friday chegando, muitos consumidores já se preparam financeiramente para aproveitar as promoções do dia 25 de novembro. A data é conhecida por ofertar as melhores condições de compras do ano, tanto em lojas físicas quanto em lojas virtuais, visto que há grandes descontos e melhores opções de pagamento.

Leia mais: Como conseguir os melhores cupons de desconto para Black Friday? Top 5 plataformas

Por outro lado, é preciso que os consumidores fiquem atentos aos golpes que geralmente são dados nesse período. Muitos criminosos aproveitam a euforia das compras para enganar as pessoas, ofertando preços muito abaixo da média ou condições imperdíveis. O meio mais utilizado para isso é a internet, visto toda a praticidade.

Dessa forma, o Procon de São Paulo já começou a divulgar uma lista de empresas que não são recomendadas pela instituição para este período do mês. Ela merece atenção dos consumidores que vão realizar compras em breve.

Como acessar a lista

A relação do “Evite Esses Sites” foi criada pelo órgão e conta com sites suspeitos e que não geram segurança para que o cidadão realize as suas compras durante esta Black Friday. A lista é bem diversa e conta com sites dos mais diversos produtos, passando também por diversos setores.

O requisito de avaliação do programa de proteção foi observar as empresas que já receberam notificação da instituição e que não ofereceram respostas ou não foram localizadas. Dessa forma, é imprescindível que o consumidor tome conhecimento sobre essas lojas antes de começar a se deixar atrair pelas promoções do dia 25.

Para ter acesso a lista, basta acessar o site do Procon e verificar o nome das companhias antes de efetuar qualquer compra. Além da identificação, também será possível conferir os dados do proprietário, CNPJ e a atual situação da empresa no mercado. A lista conta ao todo com 41 nomes cujos donos não foram localizados.

Como se proteger dos golpes nessa Black Friday

Além da relação com as lojas, o Procon também deu dicas importantes para evitar as fraudes neste evento. Dentre as reclamações mais frequentes, está o cancelamento após o pagamento e o não recebimento da mercadoria.

Dessa forma, as dicas dadas são:

  • Procurar por sites oficiais: verifique o endereço eletrônico antes de inserir dados e realizar a compr. Também evite entrar em ofertas por links suspeitos;
  • Reputação da loja: busque pelo nome e veja o que outros consumidores dizem sobre ela. A pesquisa pode ser feita pelo site do Governo ou pelo Reclame Aqui;
  • Modos de pagamento: antes de inserir as informações, verifique os certificados de segurança da plataforma como, por exemplo, um cadeado no canto inferior direito da tela ou seu endereço iniciado com “https://”.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário