scorecardresearch ghost pixel



Bombas de agrotóxicos: top 6 alimentos com mais pesticidas que compramos no mercado

Questão que ainda gera dúvidas, o uso de certos compostos químicos na agricultura é alvo de algumas críticas, mesmo aumentando a produtividade.



O Brasil é um dos países que mais usam agrotóxicos nas produções, devido ao avanço da flexibilização de algumas misturas. As pesquisas acerca dos seus malefícios seguem sendo feitas, com avaliações positivas e negativas. Enquanto as opções orgânicas continuam inacessíveis, basta prestar atenção na higienização de frutas, verduras e legumes, para proteger a sua saúde. 

Veja também: Fuja deles! Alimentos que são uma ‘bomba’ para quem tem colesterol alto

Conheça os alimentos que mais concentram agrotóxicos

1- Morango 

O morango é revestido por uma película fina e suas características aumentam os riscos de concentrar mais agrotóxicos. Para combater os insetos que se hospedam no fruto, uma grande quantidade de produtos químicos é usada. 

2 e 3- Espinafre e Couve 

As larvas atacam em massa folhas verdes como couve, espinafre e rúcula, então precisam ser combatidas a partir de substâncias. Lave bem todas as verduras que você for consumir, deixando-as de molho no vinagre de álcool. 

4- Maçã 

As maçãs também são atacadas por muitas pragas que podem comprometer o desenvolvimento do fruto. As macieiras recebem atenção especial, com muitos pesticidas que auxiliam na reprodução, aumentando a produtividade. 

5- Uva 

As uvas são atacadas por um inseto específico, conhecido como floxeras, tornando o fruto mais suscetível a perdas de safra. Para evitar o desperdício, os agricultores não economizam nos agrotóxicos. 

6- Pêssego

O pêssego é um fruto macio e doce que infelizmente atrai quase todos os tipos de insetos que precisam realizar polinização. Sendo assim, também precisam ser lavados muito bem antes do consumo. 

Não consuma esses alimentos naturais logo após a aquisição, porque nunca se sabe a quantidade exata de agrotóxico. Apesar desses elementos ficarem concentrados na casta, não adianta descascar. Os defensivos agrícolas acabam alterando o material genético das plantas, tornando-as um pouco menos nutritivas, ainda que seja uma forma de alimentar a população. 

Cuide da sua saúde e não deixe de comer frutas, verduras e legumes por causa desses fatores, porque esses  insumos continuam fornecendo nutrientes. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário