Cerca de 686 mil caminhoneiros e taxistas vão receber mais uma parcela do auxílio neste sábado, 19. O anúncio foi feito pela Caixa Econômica Federal. O benefício é no valor de mil reais. O pagamento representa a quinta parcela do recurso que tem mudado a vida destes profissionais. Confira o calendário de liberação do dinheiro.
Leia mais: Auxílio Brasil terá mudança importante na parcela de novembro
A último repasse do auxílio para as duas categorias será feito em dezembro. De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, o pagamento de novembro segue nas datas já estipuladas, ou seja, não há antecipação.
Auxílio para caminhoneiros e taxistas
Depois do envio neste sábado, a sexta e última parcela deve ser liberada em 10 de dezembro. O repasse do auxílio para caminhoneiros e taxistas se dá por meio da Poupança Social Digital. A movimentação do dinheiro é feita pelo aplicativo Caixa Tem.
Recebe o auxílio os caminhoneiros cadastrados no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTR-C) da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Entre os requisitos para receber a quantia, a situação cadastral dos profissionais precisava estar ativa em 31 de maio de 2022.
Os trabalhadores sem transporte de carga em 2022 puderam receber o benefício por meio do envio da autodeclaração. No caso do auxílio para os taxistas, as prefeituras indicaram ao ministério a relação de profissionais cadastrados nos sistemas locais.
Para saber quem recebe, basta acessar o Portal Emprega Brasil. A informação está na aba “Consulta do Benefício TAC-Taxista”. Há ainda a opção de conferir em “Benefícios” no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.
Confira abaixo o calendário das parcelas restantes:
Caminhoneiros
5ª parcela: 19 de novembro;
6ª parcela: 10 de dezembro.
Taxistas
5ª parcela: 19 de novembro;
6ª parcela: 10 de dezembro.
Com base nas regras do auxílio, não recebem os mil reais apenas os profissionais que já são beneficiados com a aposentadoria por invalidez ou Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas).