scorecardresearch ghost pixel



Greve dos caminhoneiros dia 14 de janeiro: verdade ou fake news?

Mensagem de convocação para uma paralisação geral circula nas redes sociais. Afinal, ela é verídica?



Circula nas redes sociais uma mensagem a respeito de uma nova greve dos caminhoneiros. No aviso, a previsão de início está marcada para o próximo dia 14 de janeiro. A motivação seria de cunho político, em forma de apoio à direita brasileira, mais especificamente ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Leia mais: CNH de graça! 4 mil vagas estão abertas neste estado; veja como participar

Para saber se essa informação é verdadeira, o portal Boatos.com investigou a veracidade dessa mensagem para descobrir se a greve dos caminhoneiros vai começar no dia 14 de janeiro ou não.

Greve dos caminhoneiros 14 de janeiro: verdade ou fake news?

Muitos brasileiros receberam pelas redes sociais a seguinte mensagem: “PARALISAÇÃO DOS CAMINHONEIROS A PARTIR DE 14 DE JANEIRO, 2024 • Contra a censura • Contra a perseguição à direita PARA TUDO! • Contra a prisão sem motivo de Bolsonaro Em respeito aos agricultores”.

O texto, em tom de convocação, induz às pessoas a acreditarem que os caminhoneiros estão se preparando para entrar em greve e precisariam do apoio da população. Mas afinal, isso é verdade ou fake news?

De acordo com análise do portal, a notícia sobre a greve dos caminhoneiros é falsa, pois não foi confirmado por nenhuma fonte verídica ou pela associação de trabalhadores. Portanto, não existe nenhuma possibilidade de paralisação planejada da categoria para janeiro de 2024 até o momento.

Dicas para não cair em fake news

Notícias falsas, as famosas fake news, a respeito da greve dos caminhoneiros sempre existiram, inclusive em maio de 2018, quando de fato estourou a paralisação dos motoristas que parou o Brasil.

Na ocasião, as manifestações tinham motivações trabalhistas, ligadas à categoria, como melhoria no preço do frete, por exemplo. A mensagem que circula atualmente envolve estimulo político.

Nesses casos, as dicas para não ser pego e cair em fake news consistem em sempre olhar a data de publicação da matéria, saber se o site é de confiança, não ler só o título antes de compartilhar, assim como confirmar a mesma notícia em outros portais.




Voltar ao topo

Deixe um comentário