Cartórios permitem reconhecimento de firma online; veja como fazer

O reconhecimento de firma pela internet é uma facilidade a mais para muitos brasileiros. Conheça mais sobre o serviço e veja como aproveitar.



Os serviços digitais facilitam cada vez mais a rotina dos brasileiros. É um jeito mais fácil de fugir do trânsito dos grandes centros, ou simplesmente aproveitar a praticidade dos atendimentos online. Os cartórios também se atualizaram. Saiba como fazer o reconhecimento de firma pela internet.

Leia mais: Inacreditável: veja a lista com 23 nomes proibidos pelos cartórios no Brasil

O processo é 100% seguro e válido. O reconhecimento de firma online é garantido por um Tabelião Público devidamente nomeado e imparcial. Ele fica responsável por confirmar que o documento é autêntico, com base nos critérios adotados no atendimento presencial.

Reconhecimento de firma pela internet

O reconhecimento de firma é um processo oficial muito importante. É ele que garante para as duas partes de uma transação que determinado documento é autêntico.

Para ter tamanha garantia, o processo de reconhecimento de firma segue etapas rigorosas, que passam pela verificação e manutenção de registros dos cartórios. Todo o processo é feito por meio da plataforma e-Notariado. É a primeira e única assinatura digital com firma reconhecida, chancelada pelos cartórios do Brasil.

O reconhecimento de firma é o processo principal para impedir as fraudes de documentos e proteger os direitos das pessoas. Por essa razão, muitos brasileiros tiveram resistência ao reconhecimento de firma pela internet. Mas, acredite: o processo conta com a mesma segurança e os mesmos critérios do atendimento presencial.

O processo online é recente e ainda deixa muitas dúvidas. Os interessados devem ter um certificado digital e registro de firma no cartório. O tabelião faz uma chamada de vídeo com a pessoa que solicita o reconhecimento e confirma a identidade.

É feito o preenchimento de um certificado notarial que confirma todos os pontos certificados, para só então fazer a afixação da assinatura e do selo do tabelião. Quando essa última etapa é concluída, o documento é enviado pelos Correios.




Voltar ao topo

Deixe um comentário