Clientes do Nubank usaram a comunidade do banco digital para registrar as queixas em relação ao cartão Ultravioleta. Alguns alegam que a empresa fez propaganda enganosa para atrair os clientes, sem de fato entregar o que foi divulgado. Entenda as reclamações e veja o posicionamento do Nubank.
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Um deles diz ser cliente desde o início do banco, alega pagar todas as faturas em dia e atender aos critérios do cartão. Segundo ele, mesmo assim fez o pedido e ficou sujeito “à eterna análise”. Ele ainda completou: “Não adianta toda essa conversa de modernidade, banco “amiguinho”, “roxinho”, se vocês não entregam o que vendem”.
Propaganda enganosa
Dentro da mesma comunidade, o comentário foi respondido com uma esclarecimento de um NuLover do Nubank. “Os critérios que você informou são para a isenção da mensalidade do Ultravioleta, não para a aceitação. Hoje a aprovação do cartão é feita somente via análise automática do banco. Portanto, não é enganação”, considerou.
A explicação também acompanha parte de uma reportagem publicada no site oficial do Nubank. Segundo o texto, o acesso ao Ultravioleta não exige renda mínima. “Mas uma análise de crédito é realizada para a disponibilização do cartão”, diz.
O cliente rebateu a explicação: “Em nenhum lugar das propagandas do ultravioleta menciona ‘sujeito a uma análise’, muito menos uma análise onde os critérios não são transparentes”, criticou. Diz ainda: “Cometi o erro de concentrar gastos e investimentos em um banco que não tem consideração”.
Outros clientes do Nubank também registraram a insatisfação e criticaram que o banco digital tem se aproximado dos tradicionais em termos de burocracia para atender aos pedidos dos usuários.
Na página do cartão Ultravioleta, o Nubank libera o pedido do cartão e garante resposta rápida em até 1 minuto. O cartão é premium, com cashback que cresce 200% do CDI e conta com os benefícios Mastercard Black.
Não há regra de renda mínima, mas o pedido passa por uma análise de crédito para só então disponibilizar o cartão. A análise é feita de maneira automática no momento do cadastro de novos clientes no Nubank, e também mensalmente para quem já possui algum cartão do banco.
“Quando o Ultravioleta é liberado, o aviso é feito por uma mensagem dentro do aplicativo e também por email. Daí a confirmação é super simples: tudo direto pelo app, rápido e sem burocracia”, diz o banco digital.