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Cobrança de pedágio no Brasil pode mudar para sistema “free flow”; entenda

A cobrança de pedágio no Brasil pode adotar o modelo por quilômetro rodado. A promessa é de preço mais justo e melhoria no tráfego.



A cobrança de pedágio no Brasil pode mudar. A proposta é de estabelecer no país o modelo “free flow”. Nada mais é que um sistema de livre passagem, sem praças de cobrança. O pagamento é de acordo com os quilômetros rodados. Para muitos usuários, o modelo de cobrança é mais justo.

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O projeto de lei é de 2021. A última movimentação foi em setembro, com uma consulta pública no site do Ministério da Infraestrutura. Pelo menos por enquanto, não existe prazo de quando o sistema de livre passagem será adotado no Brasil.

Pedágio no Brasil pode mudar

Neste ano, o projeto foi amplamente discutido. A consulta pública busca identificar qual a vontade da maioria da população brasileira. Em abril de 2021, o projeto previa um prazo de 180 dias para a regulamentação e definição das regras, o que não aconteceu ainda.

De acordo com a consulta pública liberada no site do Ministério da Infraestrutura, os brasileiros podem consultar todos os detalhes do projeto, incluindo a implementação do sistema e a análise das sugestões.

O texto do projeto indica que para o modelo free flow funcionar no Brasil é necessário que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) defina a tecnologia usada no veículo e nas rodovias.

A previsão do Ministério da Infraestrutura, segundo afirmação feita ao portal UOL Carros, é que somente depois das avaliações dos brasileiros por meio da consulta pública é que o tema será encaminhado para avaliação e regulamentação.

Ainda segundo o Ministério, isso deve acontecer já na próxima reunião do Contran, mas ainda se data definida. O projeto já contou com a avaliação da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) e das secretarias e agências do Ministério.

O que se sabe por hora é que, para funcionar, o sistema vai depender que todos os carros que passem pelas rodovias tenham um dispositivo que permita verificar o acesso e saída dos veículos. Como já acontece em outros países, seria por identificação automática.

A ideia é que a tarifa seja de acordo com os quilômetros rodados por cada veículo. Pela checagem automática, a mudança também promete melhorar o fluxo do tráfego ao não necessitar de paradas.




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