Você tem dificuldade para encontrar as palavras certas em diferentes situações? Chega disso! Tudo que você precisa é conhecer novas opções para ampliar o seu vocabulário e impressionar quem os seus oponentes de debate. Nós separamos algumas palavras que só as pessoas mais inteligentes conhecem e usam no dia a dia. Veja só!
Leia mais: Você se considera uma pessoa superdotada? Veja a lista de características
Uma conversa formal pode ser uma necessidade em situações bem específicas. Talvez você precise ter nas mangas um grupo de palavras, expressões ou termos mais rebuscados. Como aprendê-las? Lendo e ouvindo muito, pois a verdade é uma só: quanto mais você as conhece, mais aprende qual é a hora certa de usar qualquer uma delas.
Palavras para ampliar o seu vocabulário
Conhecer mais palavras e até nomenclaturas é uma boa maneira de enriquecer os diálogos e discussões, contudo é preciso definir quais delas você realmente deve usar nas situações em que se vê no dia a dia. Uma coisa é certa: elas podem melhorar ou atrapalhar a comunicação como um todo, então escolha com sabedoria.
As pessoas mais inteligentes conseguem identificar qual é o melhor momento para usar cada termo. De nada adianta usar palavras difíceis com alguém que não irá compreender o que você diz, certo? E também não é legal fazer uso de um vocabulário muito informal quando a situação exige justamente o contrário. Pega mal!
Sendo assim, a ideia é enriquecer e ampliar o seu léxico para que tenha sempre as melhores opções à sua disposição. Confira algumas palavras que você pode incluir em vários contextos diferentes:
Diligência: é comum demais no meio jurídico e em algumas matérias policiais como referência às atividades realizadas externamente. Significa cuidado, competência e agilidade.
Estúrdio: é alguém sem juízo ou uma consideração pelas demais pessoas. É menos comum ouvi-la por aí.
Genuíno: usada para indicar algo que seja original, de verdade ou de qualidade.
Fatídico: algo marcante. No geral, uma tragédia. É usado como referência a algo ruim que aconteceu.
Inescrutável: uma coisa impossível de compreender.
Inexpugnável: faz referência ao que não pode ser vencido ou conquistado. Ao se referir às pessoas, indica alguém sem medo ou difícil de controlar.
Intempérie: indica as condições climáticas ruins, ou seja, tempo com possibilidade de tempestade ou grande seca. Vale também para indicar alguma situação desfavorável.
Presunçoso: é quando alguém tem uma opinião pouco humilde sobre si mesmo.
Pueril: significa algo infantil, pois refere a um tipo de inocência.