scorecardresearch ghost pixel



Brasileiros já podem receber alertas de desastres por WhatsApp

Em parceria com o WhatsApp, a Defesa Civil já está emitindo alertas de desastres naturais para os brasileiros. Saiba como se cadastrar!



Os brasileiros já podem receber alertas de desastres naturais pelo WhatsApp. O serviço foi liberado pela plataforma no último sábado, 12. Basta se cadastrar para ter acesso às notificações. As mensagens são enviadas por equipes da Defesa Civil dos estados e municípios por meio da plataforma Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap).

Confira: Novo recurso do WhatsApp para salvar informações pessoais

Os alertas já são enviadas por SMS, Telegram, televisão por assinatura ou pelo Google. De acordo com a Defesa Civil Nacional, o intuito das mensagens é de desenvolver a percepção de risco no cidadão e prevenir que acidentes graves aconteçam. As mensagens poder conter diversos conteúdos, desde educacionais a de eventos climáticos.

Vale ressaltar que o Brasil é o primeiro país a contar com o serviço de alertas por WhatsApp, segundo nota emitida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). É importante lembrar também que o aplicativo de mensagens tem um uso muito alto no Brasil, visto que foi baixado em mais de 120 milhões de celulares.

Para o disparo das alertas, um robô de atendimento foi desenvolvido pela Robbu, empresa licenciada pelo WhatsApp no país. Já o processamento do envio das alertas é realizado pelo MDR.

Como receber as alertas

Os cidadãos interessados em receber as os avisos e notificações pelo WhatsApp devem realizar o cadastro pelo telefone (61) 2034-4611 ou pelo link da plataforma que é facilmente acessível. Dessa forma, será necessário interagir com o robô, enviando um “Oi”. Em seguida, será preciso informar a sua localização atual ou área de interesse.

O robô irá confirmar o desejo de receber os alertas e disponibilizará os termos de uso e política de privacidade para que o usuário aceite. Diversos lugares podem ser cadastradas, tornando possível acompanhar diferentes locais em todo o país. Para isso, basta compartilhar a localização, CEP do local de interesse ou até mesmo apenas o nome do município. Por fim, as áreas podem ser editadas a qualquer momento pelo usuário.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário