scorecardresearch ghost pixel



Conta de luz mais barata em dezembro: como ganhar o desconto de 100%?

Com o aumento recente das contas de energia, muitas famílias buscam por uma saída para conseguir um desconto no valor. Solução está na economia.



A Tarifa Social de Energia Elétrica beneficia atualmente mais de 14 milhões de brasileiros, oferecendo o alívio de até 100% na conta de luz. No entanto, a Aneel afirma que outros 10 milhões de brasileiros ainda podem se beneficiar do desconto, porém não estão cadastrados na base de dados.

Leia também: Coleta de lixo será cobrada na conta de energia? Entenda nova medida.

Assim, os descontos ofertados pelo programa são revistos periodicamente, uma vez que leva em consideração o consumo familiar mensal e o salário mínimo vigente. O benefício já está sendo distribuído a 20 anos, porém passou por modificações em janeiro de 2022. Dentre as alterações sofridas, está a concessão automática para os inscritos no CadÚnico.

Para isso, é necessário que a conta de luz esteja cadastrada no nome de um dos membros da família beneficiada, com exceção de quem faz parte do BPC. Além disso, a residência pode ser própria ou alugada, com o beneficiário possuindo direito ao desconto em apenas uma unidade consumidora.

Quem tem direito ao Tarifa Social de Energia?

O programa Tarifa Social de Energia é destinado às famílias que estão em situação de vulnerabilidade social cadastradas no CadÚnico, com consumo máximo de 220 kWh por mês. Para receber o benefício, os beneficiários devem se enquadrar em um dos seguintes critérios:

  • Inscrição ativa no Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Renda mensal de até meio salário-mínimo (R$ 606 por pessoa);
  • Renda mensal de até três salários mínimos (R$ 3.636) para famílias com morador portador de doença ou deficiência, cujo tratamento necessite do uso de aparelhos que demandem uso de energia elétrica.

Dessa forma, o benefício é repassado automaticamente para os inscritos no CadÚnico, não sendo necessário solicitar a entrada no programa. No entanto, a orientação é que as famílias estejam com as informações do cadastro atualizadas.

Qual o desconto ofertado na fatura?

O valor do desconto é calculado de acordo com a família e com o gasto mensal. Com isso, quanto menor o consumo, maior o desconto. Confira:

  • Até 30 kWh: desconto de 65%;
  • De 31 e 100 kWh: desconto de 40%;
  • Entre 101 e 220 kWh: desconto de 10%.

Já para as famílias indígenas ou quilombolas inscritas no CadÚnico, o desconto pode ser total da tarifa, dependendo da faixa de consumo:

  • Até 50 kWh: desconto de 100%;
  • De 51 a 100 kWh: desconto de 40%;
  • Entre 101 e 220 kWh: desconto de 10%.




Voltar ao topo

Deixe um comentário