O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) é um documento muito importante para todos os motoristas. Ele é emitido uma vez ao ano e garante que o automóvel está em condições de circular pelas ruas e rodovias sem apresentar perigo. Veja como emitir o CRLV digital e sem qualquer custo.
Leia mais: Motoristas não conseguem acesso ao CRLV, mesmo quitado; veja o que fazer
A versão está disponível desde 2020. O documento é de porte obrigatório, então nada melhor do que reunir todas as informações no celular e evitar o risco de perder ou esquecê-las em casa. Para acessar o arquivo digital, o proprietário deve pagar a taxa de licenciamento, pois só depois é que poderá fazer o download.
CRLV digital
Caso o dono do veículo acesse o portal do Departamento Nacional de Trânsito (Detran) e o perceba que o CRLV não está disponível, ele deve checar a existência de alguma pendência. Para ter acesso a este recurso na versão online, o dono do carro deve quitar todos os possíveis débitos. Por exemplo: multas, IPVA, Seguro DPVAT, etc.
Depois que todas as pendências forem resolvidas, o proprietário consegue o acesso ao documento. Além de no portal do Detran, certificado pode ser acessado por meio do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito e também no portal de serviços do Senatran.
É preciso conferir ainda o calendário de pagamento do licenciamento, que é definido pelos Estados. Nos casos dos veículos de pessoa física, o proprietário ou procurador pode solicitar. Se for um carro de pessoa jurídica, o acesso ao documento só pode ser solicitado pelo proprietário ou representante legal.
Veja como é feita a emissão do CRLV digital por pessoa jurídica. Lembrando que é preciso ter o Certificado Digital ICP-Brasil:
- Acesse o Portal de Serviços do Denatran;
- Pressione “Entrar com gov.br”, então indique login e senha;
- Selecione a opção “Certificado Digital”;
- Vá até a aba “Meus Veículos”;
- Clique sobre o veículo do seu interesse;
- Estará disponível o CRLV digital em dois formatos: “pdf” ou “p7s”.
No caso de CRLV para pessoa física, é preciso ter o Código de Segurança do CRV e o número do Renavam.
As etapas são:
- Faça download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT);
- Clique em “Entrar com gov.br”;
- Escolha ”Veículos”;
- Selecione “Toque aqui para adicionar um CRLV”;
- Preencha o número do Renavam do veículo;
- Digite o código de segurança impresso no CRV.