Para combater o endividamento das famílias brasileiras, 160 instituições se uniram para criar um mutirão nacional de negociação de dívidas. Quem tem valores a pagar pode aproveitar as condições facilitadas até o dia 30 de novembro. Veja quais as empresas participantes e saiba como renegociar as pendências.
Leia mais: Renegociação de dívidas da Enel tem descontos de 30% em 21 vezes sem juros
Além da possibilidade de negociar as dívidas, os brasileiros com débitos podem aproveitar para receber orientações financeiras para colocar as finanças em ordem ainda neste ano. A ideia é reduzir o endividamento das famílias que tanto compromete o orçamento do mês, principalmente o das pessoas de baixa renda.
Mutirão nacional de negociação
A novidade, em resumo, é um mutirão nacional de negociação online. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Banco Central, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a Secretária Nacional do Consumidor e o Procon.
O último mutirão aconteceu em março deste ano e teve mais de 1,7 milhão de contratos renegociados. Segundo dados da Febraban, mais de 22 milhões estão atualmente em atraso. Todos os contratos são referentes aos anos de 2020 e 2022, ou seja, durante a pandemia da Covid-19.
Ainda de acordo com os dados divulgados pela federação, o valor passa de R$ 1,1 trilhão.
A intenção do mutirão nacional de negociação é acabar com o a crise financeira das famílias provadas por dívidas e trazer mais alívio para os brasileiros que querem começar o novo ano sem tantas pendências.
Veja abaixo quem pode participar do evento:
- Pessoas físicas com dívidas que não têm bens dados em garantia;
- Pessoas físicas que estejam com dívidas em atraso e que tenham sido contraídas por bancos ou financeiras.
A participação no mutirão se dá por meio da página da iniciativa. Basta acessar o seguinte endereço para ter mais informações: https://mutirao.febraban.org.br. Além de pagar os valores em aberto, os consumidores aproveitam para conferir dicas de organização financeira e planejamento do orçamento.
Depois do pedido de negociação, o banco tem dez dias para analisar a solicitação e apresentar a proposta para que os valores sejam quitados. Confira abaixo os bancos participantes do projeto:
- Banco do Brasil
- Banco Carrefour
- Banco Inter
- Banpará
- Bradesco
- Caixa
- Cetelem
- Daycoval
- Digimais
- Inbursa
- Itaú
- Paraná Banco
- Senff.