scorecardresearch ghost pixel



Falta pouco: prazo para revisão do CADÚNICO está terminando

Processo é necessário para assegurar a qualidade dos dados e garantir a continuidade no repasse de benefícios sociais, como o Auxílio Brasil.



O Ministério da Cidadania prorrogou novamente o prazo para a revisão dos dados das famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Agora, a data limite para atualização das informações termina no dia 14 de novembro. No caso dos beneficiários do Auxílio Brasil, o procedimento deverá ser feito até o dia 11 de novembro, próxima sexta-feira.

No geral, foram convocadas mais de 1,4 milhão de famílias inscritas no banco de dados do governo que precisavam realizar a revisão cadastral. Desse total, 757 mil eram beneficiárias do Auxílio Brasil. Até o mês de setembro, dados do governo apontavam que 263 mil famílias inscritas no programa ainda não haviam atualizado suas informações.

Leia mais: Auxílio Brasil pagará apenas R$ 240 em novembro para ESTAS famílias

Hoje em dia, o CadÚnico funciona como porta de entrada em benefícios sociais por pessoas de baixa renda. Alguns deles são: Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Auxílio Brasil.

Quem deve fazer a revisão cadastral?

As famílias inscritas no CadÚnico devem fazer a atualização dos dados a cada dois anos ou sempre que alguma alteração for feita. O processo é necessário para assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas condizem com a atual realidade dos participantes.

Em razão do impacto da pandemia, o Ministério da Cidadania escalonou para o processo de revisão cadastral as famílias que atualizaram o CadÚnico pela última vez em 2016 ou 2017. Aquelas que atualizaram os dados em 2018 ou 2019 serão convocadas nos anos seguintes.

O que acontece se não atualizar?

Aqueles que não atualizarem os dados podem ter o benefício suspenso ou cancelado posteriormente. Caso os registros não forem regularizados, as famílias então podem ser excluídas do programa.

Lembrando que o CadÚnico não é a única regra para a entrada em programas sociais, considerando que cada um deles conta com regras específicas. No entanto, seus registros servem como pré-requisito para os programas vinculados.

Como consultar a revisão do CadÚnico?

As famílias podem baixar o aplicativo do CadÚnico ou acessar o site na internet para saber se seus dados necessitam de revisão cadastral e o que elas devem fazer para regularizar sua situação.

Se nenhuma alteração nas informações da família tiver mudado desde a última entrevista, o responsável poderá fazer a confirmação dos dados pelo aplicativo. Mas se for preciso alterar algum dado, será necessário comparecer até um posto do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para fazer uma nova entrevista de atualização.




Voltar ao topo

Deixe um comentário