Durante campanha à presidência da República, o candidato eleito Luiz Inácio Lula da Silva prometeu isentar do Imposto de Renda todos aqueles que ganham até R$ 5 mil. Essa é a grande alteração que segue sendo aguardada por muitos brasileiros que querem saber se a promessa valerá ainda em 2023 com mudanças previstas.
Leia mais: Mais ricos no Brasil pagam menos impostos que uma secretária, diz estudo
Dessa forma, se Lula cumprir com o que foi dito em campanha, o imposto pode mesmo sofrer algumas mudanças já no próximo ano. Atualmente a faixa de isenção é de até R$ 1.900; contudo, se tudo continuar como está, mais pessoas terão que pagar o valor no ano que vem.
Mudanças no IR
Considerando o reajuste no valor do salário mínimo para 2023, caso seja mantida a isenção no valor atual, mais pessoas terão que pagar a taxa no ano que vem. Isso, é claro, se nada do que foi prometido for feito até então.
A última correção na tabela do IR foi em 2015. Isso quer dizer que ela está desatualizada. Não é à toa que muitos brasileiros cobram uma mudança na mesma há bastante tempo. De olho no pedido popular, o assunto foi uma das pautas mais discutidas durante a campanha do presidente eleito.
O debate sobre as mudanças no imposto deve ficar para o ano que vem. Ao menos é o que acreditam alguns deputados petistas. Para eles, o governo Lula começa apenas em 1 de janeiro e, por essa razão, alguns debates devem ter início a partir dessa data.
A reformulação do Imposto de Renda é considerada uma medida urgente, principalmente com o início de um novo ano quando o salário mínimo reajustado passará a vigorar. O que se espera é que logo que o novo governo tome posse, as alterações na taxa sejam amplamente discutidas com melhores soluções e atualização da tabela.
O que se sabe até agora é que a ampliação da faixa de isenção é um dos temas que está em negociação entre a equipe de transição do governo e o Congresso. Vários projetos sobre o assunto já tramitam no Senado.