scorecardresearch ghost pixel



INSS: depressão garante direito à aposentadoria por invalidez?

A doença é séria e compromete a saúde de pessoas no mundo inteiro. Descubra se a depressão garante o direito à aposentadoria por invalidez.



A aposentadoria por invalidez é um benefício pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). É quando uma pessoa está incapacitada de retornar ao trabalho, mesmo depois de um período dedicado ao tratamento da doença. A dúvida de muitos é se um trabalhador com depressão, por exemplo, pode pedir a aposentadoria por invalidez. Entenda.

Leia mais: Todos os beneficiários do INSS vão receber o 13° salário? Veja lista completa

A depressão é uma doença séria, que compromete o ânimo, provoca desinteresse, mudança de humor e tantos outros sintomas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 300 milhões de pessoas no mundo lutam contra a doença – que se agravou na pandemia da Covid-19.

Depressão e a aposentadoria por invalidez

A pessoa com depressão têm sintomas que podem mudar completamente a forma de pensar e agir. Os impactos são sentidos na vida pessoal e também no trabalho.

Quando o trabalhador nota que está incapaz de exercer as atividades por conta da doença, ele tem direito de entrar com o pedido de aposentadoria por invalidez provocada pela depressão.

Assim como em outros benefícios, o INSS irá solicitar vários exames e laudos médicos que comprovem a incapacidade para o trabalho. Além disso será preciso passar também pela perícia médica do INSS.

O instituto vai analisar as causas principais da doença e a relação com os sintomas e o trabalho desempenhado pelo cidadão. Em muitos casos, a insatisfação começa no próprio emprego. Tudo isso é analisado pelo INSS antes de liberar o benefício.

Para ter direito à aposentadoria por invalidez por conta da depressão, o INSS tem que considerar que a situação é permanente. Por isso, em alguns casos, é mais difícil conseguir o benefício.

Veja abaixo outras doenças mentais que dão direito à aposentadoria por invalidez:

  • transtorno obsessivo-compulsivo;
  • depressão pós-parto;
  • estresse pós-traumático;
  • esquizofrenia;
  • transtorno bipolar;
  • anorexia;
  • transtorno de ansiedade social;
  • transtorno dismórfico corporal;
  • transtorno da personalidade borderline.




Voltar ao topo

Deixe um comentário