scorecardresearch ghost pixel



Xô, desânimo! Estudo revela o melhor exercício para combater a depressão

Melhore o seu bem-estar ao praticar as melhores atividades físicas no tratamento da depressão, consoante estudo. Sua saúde mental agradece.



Com justiça, é dito que a depressão é um dos grandes males do século, entre outras questões de saúde mental. Como sociedade, presenciamos e continuamos vivendo um significativo crescimento nos diagnósticos de casos desta condição psiquiátrica.

Veja também: Mexa-se em casa: 2 exercícios simples que reduzem a pressão alta

Paralelamente, a ciência apresenta tratamentos potenciais para prevenir ou remediar essa doença. Nesse sentido, foram listados alguns exercícios físicos eficazes para tratar a depressão.

Detalhes do estudo

Um estudo publicado em janeiro deste ano no British Medical Journal identificou que os exercícios físicos são tratamentos eficazes contra a depressão. A pesquisa incluiu 14.170 participantes.

Os especialistas apontam que a prática constante de atividades físicas aumenta a produção de neurotransmissores, tais como serotonina e dopamina, essenciais para a sensação de bem-estar e relaxamento.

Além disso, enfatiza-se que a atividade física potencializa o efeito dos antidepressivos, visto que a oxigenação cerebral é aumentada. A princípio, os medicamentos conhecidos como Inibidores Seletivos de Recaptação de Serotonina (ISRS) parecem ser os mais favorecidos.

Exercícios recomendados para a depressão

Conforme indicado pelos especialistas, atividades como corrida, yoga, treinamento de força são eficazes para tratar a depressão.

Foto: Shutterstock

Esses exercícios demonstraram ser igualmente vantajosos para pessoas em diferentes estágios da doença, embora variações nos resultados fossem observadas com base no sexo e idade dos indivíduos.

Os homens tendem a se beneficiar mais de uma combinação de exercícios aeróbicos, yoga e tai chi, enquanto para as mulheres, atividades que incluem treinamento de força e ciclismo mostraram-se mais eficazes

Vale ressaltar que o estudo não citou a dose ideal para cada exercício. No entanto, para aqueles que desejam iniciar a prática de exercícios, mesmo um número reduzido de repetições pode ter um impacto positivo na saúde.

Procure ajuda se necessário

Consulte um psicólogo caso você não esteja se sentindo bem. A visita ao especialista pode ser ainda mais urgente supondo que você suspeite que esteja com depressão.

Por fim, tenha em mente que manter uma dieta balanceada contribui significativamente para a nossa saúde geral. Ao mesmo tempo, um sono de qualidade é fundamental para aumentar a produtividade.

Por esse ângulo, recomenda-se a procura de um nutricionista, considerando que você pode querer harmonizar seus objetivos alimentares com a rotina de exercícios físicos. Seja forte!




Voltar ao topo

Deixe um comentário