Jovens com idade entre 17 e 22 anos que moram em São Paulo podem aproveitar 4,5 mil vagas em cursos gratuitos. Entre as exigências para participar é preciso ter concluído o ensino médio em escolas públicas. Saiba quais são os cursos e como se inscrever.
Leia mais: O Boticário abre 1.000 vagas em cursos de tecnologia 100% online e gratuitos
A oferta é do Instituto Proa. As inscrições estão abertas para a preparação 10% online e gratuita. Os selecionados vão receber informações importantes para ingressar no mercado de trabalho. O prazo para registrar a participação vai até 12 de dezembro.
Cursos gratuitos para jovens
A inscrição é por meio do site do Instituto Proa. O processo seletivo é dividido em três etapas. Os interessados em participar devem ter atenção aos prazos de cada uma delas.
A primeira fase é o cadastro. Feito isso será necessário responder ao teste básico de Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico. Quem for aprovado na segunda fase vai para a etapa final.
É o momento de preencher todos os dados pessoais e fazer a matrícula no curso desejado. As aulas começam logo no início do ano que vem, em 16 de janeiro. Por isso, o processo será rápido e uma grande oportunidade para aqueles que querem se profissionalizar para, quem sabe, conseguir um bom emprego ainda em 2023.
O curso tem duração de 100 horas, sendo dividido em cinco módulos. É um preparativo para o primeiro emprego, que busca proporcionar mais segurança para aqueles que vão encarar o mercado concorrido. Os módulos tratam de temas como o autoconhecimento, planejamento de carreira, projeto profissional, raciocínio lógico e comunicação.
Os interessados em participar precisam ter disponibilidade semanal de 7h30 para acompanhar as aulas. Serão marcados também alguns encontros remotos com a presença de tutores que vão auxiliar na caminhada rumo ao primeiro emprego.
Os cursos são:
- Análise de Dados (patrocinado pelo iFood);
- Varejo (Via – Fundação Casas Bahia);
- Administração (P&G);
- Logística (P&G);
- UX Design (Accenture);
- Promoção de Marcas (BRF).
Os participantes recebem certificados ao concluírem os cursos, além do acesso à plataforma exclusiva com bagas de emprego. A previsão do instituto é atender cerca de 13 mil jovens e 2023, com cursos nos meses de janeiro, abril e agosto.