scorecardresearch ghost pixel



Jovem aprendiz tem direitos trabalhistas? Saiba todos os benefícios

Existem alguns direitos que o jovem aprendiz tem quando ele é contratado desligado da empresa. Saiba quais são eles.



O jovem aprendiz é um estudante que tem uma autorização especial para trabalhar e que possui quase todos os direitos que o trabalhador CLT tem. Além de um salário mensal, o jovem tem direito a auxílio alimentação, ticket alimentação ou até mesmo alimentação no local.

Muitas empresas que tem jovem aprendiz e refeitório fornecem almoço no local de trabalho. Além disso, esses profissionais tem direito a uso da sala de descanso, entre outros benefícios que outros profissionais de diferentes categorias possuem na empresa.

Esses trabalhadores também tem direito ao auxílio transporte e férias remuneradas, itens básicos no contrato de trabalho de qualquer trabalhador. Uma coisa interessante do jovem aprendiz é que a lei aconselha que a empresa dê as férias do jovem aprendiz junto com as férias da escola.

Essa orientação tem como objetivo permitir que o jovem usufrua das férias nos dois lugares, tanto no trabalho, quanto na escola. Também existem alguns outros benefícios que vão variar de empresa para empresa.

Alguns bancos pagam a participação dos lucros para os jovens aprendizes. Muitas empresas também estendem esse benefício para o décimo terceiro salário.

Neste caso, a empresa tem uma data certa para pagar o 13º para os jovens aprendizes. Na maioria dos casos isso acontece em dezembro, onde a empresa paga dois salários para esses trabalhadores.

Quais são os benefícios do jovem aprendiz após a demissão?

Existem alguns direitos que o jovem aprendiz tem quando ele é desligado da empresa.

O jovem aprendiz é desligado pelo tempo do contrato. Esse trabalhador não pode ter contrato superior a dois anos, então a empresa escolhe até 2 anos e não pode passar desse período.

Se você foi desligado da empresa quando o seu contrato acabou, significa que você foi simplesmente desligado devido ao tempo de contrato. Você não foi demitido por justa causa, você não cometeu nenhum infração grave, você não ficou sem ir a escola.

Nessa primeira modalidade, o jovem aprendiz vai ter direito ao saldo restante do seu salário e terá direito ao décimo terceiro salário integral ou proporcional.

O valor do 13º vai depender do tempo que você esteve na empresa. O jovem aprendiz também vai ter direito as férias integrais ou proporcionais, de acordo com o tempo de trabalho. Outro direito importante do jovem aprendiz é o direito ao saque do FGTS.




Voltar ao topo

Deixe um comentário