scorecardresearch ghost pixel



Karma ou bênção: país tem lindas paisagens, mas sofre com natureza violenta

Descubra porque este país asiático considerado paradisíaco passa por tantos terremotos, tsunamis e outras tragédias naturais.



A Indonésia é um país que está sob o efeito de 4 das maiores placas tectônicas do mundo: Filipinas, Pacífico, Euroasiática e Australiana. Além disso, ela também encontra-se em regiões de encontro de outras 9 placas menores. Vale lembrar que o mundo tem 14 placas tectônicas no total. Esse é um dos fatores que fazem com que o território sofra com fenômenos naturais catastróficos, como terremotos e atividades vulcânicas.

Veja também: Pensando em viajar? FUJA desses países que são os menos seguros do mundo

O país está localizado no chamado Anel de Fogo do Pacífico. A área contempla 40 mil km de extensão e é o reduto de muitos vulcões. O trecho atinge países diferentes, entre eles a Indonésia, detentora da quarta maior população da Terra (260 milhões de habitantes).

Entenda mais sobre os dados da Indonésia

As principais ilhas da Indonésia são bastante povoadas, como a própria capital Sumatra, que possui 50 milhões de pessoas, além da ilha de Sulawesi, com outros quase 20 milhões de habitantes. As belas paisagens do lugar inspiram histórias, lendas e filmes, mas abrigam perigos naturais enormes.

No entanto, a ilha de Java é a que mais chama atenção por conta dos quase 144 milhões de habitantes que moram no lugar. São 1.130 pessoas morando em cada km quadrado da ilha. Somente em Java existem 45 vulcões, como o Merapi e o Kelud.

Você deve pensar que os indonésios não deveriam estar aglomerados em uma região tão inóspita. O fato é que a ação dos vulcões libera minerais e substâncias que melhoram o solo para a agricultura, com destaque para ferro, zinco, magnésio e enxofre. Isso quer dizer que o solo por lá é realmente fértil e produtivo. O clima úmido da região favorece ainda mais o cultivo.

Riscos são reais

Embora a Indonésia tenha inúmeros pontos positivos, a verdade é que a localização oferece vários riscos naturais. O Anak Krakatoa lançou num de cinzas vulcânicas a mais de 3 km no céu em abril de 2022, por exemplo.

O Krakatoa, um dos maiores vulcões do local, teve uma erupção trágica em 1883, a qual matou 35 mil pessoas e lançou fumaça a 100 km de altura. No ano passado, outro vulcão deixou mortos e feridos em Java. As erupções podem causar tsunamis e terremotos. Inclusive, são quase 5 mil terremotos todos os anos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário