O Nubank anunciou em agosto deste ano que planeja oferecer empréstimo consignado aos seus clientes. Em reunião com analistas do BTG e Goldman Sachs, o banco afirmou que já fechou contratos necessários com os órgãos federais.
Leia mais: Nubank concede CRÉDITO para negativados no SPC e Serasa?
A ideia é lançar o produto no primeiro semestre do ano que vem, e não neste ano como esperava parte do mercado. De acordo com informações do JP Morgan, o consignado do Nubank ainda está em fase de testes.
O plano do banco digital é utilizar os US$ 650 milhões captados em abril na inovação de produtos, implementação de novas tecnologias e aumento da carteira de clientes. O foco são produtos de menor risco.
Consignado
Ainda que ofereça margens mais baixas, o empréstimo consignado tem garantia de maior recuperação de crédito, o que será positivo para fintech. Com o adiamento do lançamento, os resultados sobre a nova operação só devem ser vistos em 2024.
No terceiro trimestre de 2022, cerca de 80% da carteira de crédito do Nubank estava em cartões de crédito, enquanto outros 20% estavam em empréstimos pessoais. Em números reais, a fintech tem R$ 52,2 bilhões concentrados nas mãos de pessoas físicas, o que aumenta bastante a chance de calote.
No consignado, o desconto da parcela é feito direto na folha de pagamento do contratante, o que reduz bastante as chances de inadimplência. Em troca, o banco costuma oferecer taxas de juros mais acessíveis.
Empréstimo pessoal do Nubank
A empresa hoje trabalha com empréstimo pessoal exclusivo para clientes com conta e cartão de crédito. As condições como taxas e prazo de pagamento podem ser simuladas no aplicativo e variam de acordo com o perfil do contratante.