Mais de 21 milhões de brasileiros contam com o Auxílio Brasil no valor de R$ 600 mensais. O pagamento de novembro começou na última quinta-feira (17). Aprenda o que fazer caso a parcela do benefício não caia na conta até o final do calendário do mês.
Leia mais: Auxílio Brasil: novo valor de R$ 750 pode se tornar realidade em 2023
O benefício de R$ 600 é garantido até dezembro. Em janeiro de 2023 a previsão é que o valor volte a ser de R$ 400, sem o adicional de R$ 200 garantido por meio da Proposta de Emenda à Constituição (PEC). A equipe de governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, busca a manutenção do valor mais alto.
O que fazer se o Auxílio Brasil não cair na conta?
Quem por algum motivo tem direito ao benefício, mas o dinheiro não cai na conta até o final do calendário de cada mês, precisa conferir se existe alguma pendência no cadastro da família.
O pagamento é feito pela Caixa Econômica Federal. Os beneficiários podem acompanhar todas as informações sobre o benefício no aplicativo Caixa Tem.
Por isso, ao notar que o pagamento não caiu na conta na data indicada, o primeiro ponto é conferir se existe alguma pendência no Cadastro Único (CadÚnico). Por exemplo, algum dado desatualizado ou qualquer outra situação que possa bloquear o pagamento.
O cadastro tem que ser atualizado a cada dois anos ou sempre que houver alguma mudança, como nascimento, morte, troca de emprego e demais alterações nos dados da família.
Caso esteja tudo certo, o beneficiário deve usar a segunda alternativa, que é entrar em contato diretamente com a Caixa Econômica Federal para registrar o não recebimento do Auxílio Brasil.
O beneficiário pode ligar para o telefone 111 ou procurar atendimento presencial em alguma agência da Caixa. É importante registrar também uma reclamação online, no site Fala.Br. O pagamento do Auxílio Brasil de novembro começou no dia 17 e segue até o dia 30.