Termina nesta sexta-feira, 11, o prazo para que as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) atualizem suas informações no sistema. A data limite para revisão cadastral, que seria em outubro, foi prorrogada pelo Ministério da Cidadania.
O período de atualização dos cadastros que não foram alterados há mais de dois anos precisou ser prorrogado após a formação de filas e confusões nos postos de atendimento do país. Segundo a pasta, mais de 1,4 milhão de famílias foram convocadas.
Leia mais: PEC da Transição de Lula pode incluir novos programas sociais
O CadÚnico é o principal instrumento utilizado pelo governo para acompanhamento das famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O sistema é utilizado na seleção dos beneficiários de uma série de programas sociais, como o Auxílio Brasil e a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).
A revisão dos dados é obrigatória para o cidadão que quer evitar a suspensão ou o cancelamento de benefícios. Todas as inscrições revisadas pela última vez em 2016 ou 2017 devem ser atualizadas até a próxima sexta.
Como atualizar o CadÚnico?
O convocado deve comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou posto de atendimento do Cadastro Único (CadÚnico) mais próximo, portando documentos pessoais de todos os membros da família. São exigidos originais do RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho e comprovante de endereço.
Em alguns locais, os atendimentos são feitos exclusivamente por meio de agendamento prévio. Por isso, é importante não deixar para a última hora e acabar correndo o risco de não conseguir uma vaga.
As famílias que atualizaram o CadÚnico pela última vez em 2018 ou 2019 serão convocadas para a revisão cadastral no próximo ano. Os cidadãos foram escalonados após a pandemia de Covid-19, que impediu os atendimentos presenciais e atrasou o processo.