É difícil encontrar uma cozinha sem alho e cebola, ingredientes usados em várias culinárias ao redor do mundo. A mistura desses dois elementos apesar de ser simples, continua fazendo sucesso. Essa base permite que um sabor mais completo, a partir de especiarias, possa ser construído com facilidade. Dessa forma, todos deveriam se dedicar a começar pelo básico.
Veja também: Adeus às lágrimas: truque secreto te ensina a cortar cebola sem chorar!
Um consenso entre especialistas da cozinha?
Os chefes da cozinha estudam por anos porque o ambiente de um restaurante e outros estabelecimentos exige técnica. Contudo, entre as literaturas existentes ao longo da carreira, existem muitas divergências. Nesse caso, a maioria dos especialistas aponta que o alho deve ser refogado antes da cebola, mas existe uma explicação baseada na própria química das reações.
Surpresa: o alho vem antes da cebola
Muitos estão acostumados a refogar a cebola antes do alho, mas esse procedimento não obedece às mudanças dos complementos. Por exemplo, a cebola libera muita água, que acaba superando a quantidade de óleo, deixando de extrair as principais propriedades aromáticas do alho. Apesar de não ser uma regra, os profissionais precisam ser extremamente técnicos na execução.
Você pode continuar fritando a cebola primeiro
Essas informações não implicam nas suas preferências, pois suas preferências devem prevalecer. Quem gosta do sabor de alho mais proeminente, pode fazê-lo refogado primeiro, sem problemas. Macarrão alho e óleo, arroz, feijão e inúmeros preparos ficam bons quando bem temperados. Caso queira algo mais leve, utilize o método dos chefes, até pelas menores chances de queimar os alhos.
Não queime mais o alho ao fritá-lo
Se você inicia uma fritura, seja com óleo, azeite e outro tipo de gordura, na temperatura alta, para acelerar o aquecimento, tenha cuidado. Geralmente essa é a prática associada ao alho queimado, então basta deixar no fogo baixo e mexer, não esquecendo de acrescentar os outros ingredientes depois de 3 minutos, neutralizando o cozimento. Ao fazer isso, é possível elevar um pouco mais a temperatura, considerando a receita executada.