Consumidores de todo o país terão a oportunidade de se livrar de dívidas com bancos e colocar o orçamento em dia. Começa nesta terça-feira, 1º, o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, oportunidade que vai até 30 de novembro.
Leia mais: Nova alta da gasolina: preço sobe pela 3ª semana consecutiva nos postos
O evento é realizado pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), em conjunto com Banco Central do Brasil, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons dos estados. A participação está disponível pela internet.
Quem pode participar?
A renegociação pode ser feita por pessoas físicas com dívidas em atraso, contraídas de bancos ou instituições financeiras, e que não envolvam bens oferecidos em garantia. Após a solicitação, o banco tem até 10 dias para analisar a pedido e apresentar uma proposta.
Como renegociar?
A participação está aberta na página do mutirão, onde o consumidor também encontra orientações para organizar melhor seu orçamento e dicas sobre como negociar a dívida em atraso. Também é possível acessar os canais diretos dos bancos e a plataforma ConsumidorGovBr.
Quem desejar pode fazer uma consulta prévia no Registrato, sistema do Banco Central que reúne dados sobre as movimentações financeiras dos brasileiros. Na plataforma, são encontradas informações sobre empréstimos, financiamentos e muito mais.