scorecardresearch ghost pixel



Mutirão Febraban: renegociação de dívidas termina este mês, corra!

Os consumidores endividados possuem até o dia 15 de abril para renegociar suas dívidas pelo mutirão da Febraban. Saiba como participar!



Atenção brasileiros! O mutirão de renegociação de dívidas bancárias da Febraban (Federação Brasileira de Banco) vai somente até o dia 15 de abril. A medida está sendo realizada em parceria com o Banco Central, Procons e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). No mutirão, os consumidores podem renegociar dívidas de cheque especial, cartão de crédito, crédito consignado e demais modalidades de crédito contraídas em bancos e instituições financeiras.

Veja também: MEI pode parcelar dívidas para se regularizar em 2024

Contudo, a renegociação é válida apenas para as dívidas atrasadas, que não possuam bens dados como garantia ou prescritas. O mutirão ocorre de forma online, com as renegociações realizadas diretamente pelas instituições financeiras credoras em seus canais oficiais. Os consumidores podem renegociar também pelo portal consumidor.gov.br, desde que tenham conta Prata ou Ouro no Gov.Br.

A solicitação pode ser realizada no Sistema Nacional de Atendimento ao Consumidor – Proconsumidor, onde estão reunidos os pedidos e reclamações recebidos pelo Procon e defensorias públicas de todo país. A ação possui uma página exclusiva no portal de educação financeira da Febraban, o Meu Bolso em Dia. Nela, é possível conferir os bancos participantes, modalidades participantes e um passo a passo para realizar as renegociações.

Cartão de crédito
Foto: Shutterstock

Dicas da Febraban para aproveitar o mutirão

Antes de participar do mutirão, é de suma importância que os consumidores descubram qual o valor atual da dívida que possuem. Pelo sistema Registrato, o consumidor poderá conferir todos os empréstimos em seu nome, cheques sem fundos e a lista de dívidas que possui em seu nome com as instituições financeiras.

Ao descobrir quais são seus débitos, a Febraban aconselha priorizar o pagamento de contas de serviços essenciais, como água, luz e gás. Em seguida, a prioridade deve ser dos empréstimos com garantia, visando evitar a perda do bem. Para quem não possui esse tipo de empréstimo, a prioridade deve ser das dívidas com maior taxa de juros, como cartão de crédito e cheque especial.

A renegociação permite que o valor da dívida seja parcelado mensalmente ou que ocorra um aumento do prazo de pagamento. Ao firmar o acordo com a instituição, é de suma importância manter a pontualidade no pagamento das parcelas, evitando um novo endividamento. Por isso, aceite apenas propostas que se ajustem a sua realidade atual, evitando arcar com uma renegociação difícil de garantir o pagamento mensal definido.




Voltar ao topo

Deixe um comentário