O final de ano brasileiro costuma ser marcado por chuvas em mau tempo em boa parte do território. Basta pegar estrada nessas condições que um problema bastante chato dá às caras. O para-brisa do carro embaça e quase não há o que fazer para resolver o empecilho de uma vez por todas.
Veja também: Carro confiável? Confira lista com 11 modelos que quebram menos
Por isso, separamos algumas informações interessantes que vão ajudar a desembaçar o para-brisa durante uma viagem na estrada ou mesmo dentro da cidade.
O que faz o para-brisa embaçar?
A primeira coisa que você precisa saber é que o para-brisa costuma embaçar por conta da variação de temperaturas, mas não apenas isso. A falta de circulação dentro do carro também é um fator que piora o problema.
É assim que durante uma chuva o vidro fica com baixa visibilidade. Os vidros estão fechados e a temperatura externa é bem menor do que a interna. Junte isso às gotículas no para-brisa e você perceberá que as chances de acontecer um acidente são relevantes.
Aprenda a desembaçar de vez o vidro do carro
Se o seu carro tiver ar-condicionado, basta acionar o ar frio e o vidro vai desembaçar rapidinho. Contudo, também é possível conseguir um bom efeito sem precisar ligar o ar.
Faça o seguinte:
1 – Aplique uma pequena camada de detergentes comum de cozinha na parte interna do para-brisa e deixe secar;
2 – Utilize uma esponja macia para fazer essa aplicação corretamente;
3 – Você não precisa remover o detergente aplicado depois que ele secar;
4 – Depois que lavar o carro e retirar essa “película”, aplique outra no lugar.
Com esse truque simples, você verá que o vidro do carro dificilmente ficará embaçado de novo. Isso acontece porque o vapor condensa, mas não forma as gotículas internar, já que o sabão quebra essas pequenas gotas de água. O efeito garante uma visibilidade melhor, mesmo em dias frios ou chuvosos.