Dividido por muitas polêmicas durante os anos, o ovo é um alimento importante na dieta de qualquer pessoa e pode ser comida, praticamente, todos os dias. Contudo, algumas pessoas devem maneirar o consumo, já que esse alimento tende a aumentar os níveis de colesterol.
Veja também: Nutricionista de Harvard entrega quais são os melhores alimentos para o seu cérebro
Com exceção de indivíduos com restrição de colesterol, as demais pessoas podem ingerir até três ovos diariamente, sem problemas. Veja abaixo alguns dos principais benefícios.
Conheça o que o ovo faz no seu corpo
1 – Há grande concentração de proteínas: um dos benefícios do ovo que você deve conhecer é a grande concentração de proteínas. Para quem desenvolve atividades de musculação, o ovo pode ajudar bastante.
2 – Fonte de BCAA: a sigla BCAA se refere a um suplemento alimentar que apresenta três dos aminoácidos essenciais para o organismo humano.
3 – Aumenta a testosterona: outro dos benefícios do ovo que vale a pena aproveitar é o aumento da testosterona no organismo. Para quem treina, esse feito pode ser uma grande ajuda.
4 – Aumenta a eficiência muscular: você tende a ter mais “pique” para treinar, já que o ovo diminui a fadiga muscular. Esse é um dos benefícios do ovo que mais chamam a atenção.
5 – Previne o catabolismo: todas as pessoas que querem queimar gordura corporal devem evitar o catabolismo. O ovo ajuda bastante neste sentido. Isso quer dizer que o organismo tende a retardar o “consumo de músculos” para gerar energia.
6 – A albumina está presente: por fim, saiba que o ovo é rico em albumina. Esse nutriente favorece o ganho de massa magra.
Qual é a melhor parte do ovo?
Se você está em dúvida sobre comer a clara ou a gema do ovo, saiba que a primeira é considerada a parte mais saudável. Nela estão as vitaminas do complexo B, poucas calorias, sais minerais e a maior parte das proteínas. Para aproveitar os benefícios do ovo, consuma mais clara do que a gema.
Por sua vez, a gema é rica em gorduras, mesmo apresentando índices de vários nutrientes a mais.
Quando a dúvida se refere ao emagrecimento, comer ovo pode sim ser uma boa opção. Porém, o alimento não tem poder emagrecedor, o que ocorre é que ele serve como alternativa a outros produtos hipercalóricos, como pães, doces e carboidratos. O ovo é rico em proteínas e gorduras, as quais precisam ser ingeridas com frequência.
Além disso, a composição nutricional dos ovos é bem maior e mais rica do que aquela que se encontra em pães e produtos industrializados. Por isso, adicione o ovo no lugar do pão, por exemplo.
Melhor jeito de consumir ovos
Os especialistas sugerem que o consumo de ovo seja moderado, já que a gema é rica em gorduras e pode sim interferir nos níveis de colesterol se for consumida em abundância todos os dias. Porém, o ovo é extremamente nutritivo e deve compor a dieta, preferencialmente se for cozido.
Ovos fritos devem ser feitos com o mínimo de óleo possível. Dê preferência a manteigas para fritar, se for o caso. Isso ajuda a diminuir a ingestão de gordura saturada.