scorecardresearch ghost pixel



Nutricionista de Harvard entrega quais são os melhores alimentos para o seu cérebro

Ter o domínio dos próprios conhecimentos é uma maneira de ser eficiente em várias áreas da vida, então não esqueça de avaliar sua alimentação.



“Você é o que você come’” vem sendo uma expressão utilizada há anos para demonstrar a importância de uma dieta balanceada. Apesar de representar uma proposição informal, tudo que uma pessoa consome influencia seu metabolismo. Escolher conscientemente cada um dos ingredientes que é adicionado às refeições ajuda a evitar doenças futuramente.

Veja também: Conheça o melhor nutriente para manter o seu cérebro saudável e jovem

Alimentos que não podem faltar na dieta para manter o cérebro jovem 

Especiarias 

Os temperos naturais agregam sabor aos alimentos e apresentam antioxidantes, combatendo os radicais livres. Portanto, ajuda a reduzir o estresse capaz de comprometer a atividade cerebral. As melhores especiarias são cúrcuma e açafrão. 

Alimentos fermentados 

A combinação de leite com leveduras e bactérias vivas é primordial para manter o intestino funcionando regularmente. A parede intestinal precisa estar em pleno equilíbrio e como o intestino aparenta ser um segundo cérebro, essa reposição diminui a ansiedade e melhora a memória. Kimchi e kombucha são excelentes opções de fermentados. 

Chocolate amargo 

O chocolate amargo com pouco açúcar tem antioxidantes, é uma boa fonte de ferro, ajudando a proteger os neurônios e aumenta o tempo de resposta do sistema neurológico. Seu consumo regular também ajuda a minimizar os efeitos da depressão. 

Abacate

O abacate é versátil e pode ser usado em diversas receitas deliciosas, oferecendo magnésio. A gordura boa da fruta ajuda a controlar o colesterol, então esses benefícios tornam a polpa um dos vegetais mais completos de todos. 

Nozes 

As nozes têm gorduras boas e vitaminas como o selênio, potencializando a memória e o raciocínio lógico. O ômega 3 faz parte da sua composição e promove um efeito antiinflamatório. 

Verduras de folhas verdes 

Não deixe de aproveitar a variedade de folhas verdes para obter bastante vitamina E, carotenóides e flavonóides. Esse hábito é importante porque previne a deterioração cognitiva que afeta as pessoas conforme o envelhecimento.  

Verifique se todos os alimentos estão presentes na sua dieta, para garantir que no futuro você ainda se lembre dos melhores momentos com a família e amigos. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário