Todos os anos, novos veículos entram na lista de isentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A cobrança deixa de existir a depender do ano de fabricação dos carros. Cada estado aplica uma regra que deve ser considerada pelos proprietários antes de pensarem sobre o fim da cobrança por meio do IPVA isento.
Leia mais: Governo Lula: Imposto de Renda deve passar por mudanças em 2023
O imposto é cobrado sempre no início de cada ano. É por isso que os motoristas devem ficar atentos aos comunicados de cada estado para não acabarem perdendo a data. Para quem tem carros mais antigos, é essencial conferir a tabela de isenção, porque o cidadão pode finalmente ficar livre dessa taxação em 2023.
IPVA isento
Quando um carro fica livre do imposto, os proprietários ganham um alívio a mais para o bolso. Pode ser a chance de fazer uma economia no início do ano, por exemplo. Sem o IPVA pairando sobre a cabeça das pessoas, a preocupação é apenas com a manutenção constante dos carros, o seguro e os gastos com o combustível.
O imposto em questão é estadual. Por essa razão, a cobrança é diferente de um para outro. Cada unidade da federação pode definir regras próprias. A alíquota cobrada varia entre 2% e 4% sobre o valor venal do veículo. Alguns estados permitem o pagamento apenas em parcela única, enquanto outros aceitam o parcelamento do valor.
O carro tem direito à isenção do IPVA a depender do ano de fabricação. Os mais velhos ficam livres. Sendo assim, veja abaixo a lista de carros – mais especificamente a idade – cujos donos podem ficar despreocupados em 2023:
- Veículos com 10 anos ou mais: em Goiás, Rio Grande do Norte e Roraima;
- Veículos com 15 anos ou mais: no Amapá; Amazonas; Bahia; Ceará; Distrito Federal; Espírito Santo; Maranhão; Pará; Paraíba; Piauí e Rio de Janeiro;
- Veículos com 18 anos ou mais: no Mato Grosso;
- Veículos com 20 anos ou mais: em São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Acre e Rio Grande do Sul;
- Veículos com 23 anos ou mais: em Alagoas;
- Veículos com 30 anos ou mais: em Santa Catarina.
No caso de Minas Gerais e Pernambuco, a redução é progressiva. O valor do IPVA vai diminuindo conforme o tempo de fabricação do carro. Neste caso, quanto mais antigo, menos valor será cobrado até a total isenção.