scorecardresearch ghost pixel



Será proibido usar insulfilm nos carros? Veja o que diz a nova lei para não ser multado

Motoristas devem ter atenção redobrada agora em relação às mudanças no insulfilm dos carros. A nova lei tem regras mais rigorosos e muito claras.



Os motoristas devem ter atenção redobrada em relação às alterações sobre o uso do insulfilm nos carros. A nova lei tem regras mais rigorosos e muito claras, logo não há desculpas para burlar as normas. Quem descumprir as medidas pode ser multado e até mesmo ter o veículo retido. Veja o que muda e como se adequar.

Leia mais: 5 carros com melhor custo-benefício para comprar em 2022

Todo motorista deve ter completa atenção às leis de trânsito, inclusive, também àquelas que passam por alterações. Muitos apenas fazem o curso para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e se esquecem de se manter atualizados sobre as novas regras. Atenção: saiba que esse pode ser um descuido que custa caro.

Insulfilm nos carros

Saber o que manda a lei é essencial para evitar multas. Caso contrário, o condutor pode ter muitas dores de cabeça e, em alguns casos, até desrespeitar as normas que colocam em risco a segurança de todos.

É o que acontece em relação às recentes mudanças no uso do insulfilm no carro. O item é bastante utilizado, pois é a película que os proprietários mais costumam colocar nos vidros. De agora em diante, os motoristas devem ter atenção redobrada. O insulfilm tem funções que ajudam no momento da condução.

O benefício mais conhecido é o controle da entrada de raios UV, que podem atrapalhar a visão e incomodar.

Com base nas novas regras, é preciso ter atenção ao grau de transparência e em onde o insulfilm será colocado. O item não foi proibido. Apesar disso, a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) exige que:

  • Para os vidros laterais, o mínimo de transparência é de 70% quando anteriormente era 75%;
  • No caso dos para-brisas, passou a ser exigido pelo menos 70% de transparência.

Em relação aos demais vidros considerados indispensáveis para a dirigibilidade do veículo, exige-se o mínimo de 70% de transparência também. Por fim, vidros que não interferem nas áreas envidraçadas indispensáveis para a condução, o percentual mínimo deve ser de 28%.

Além da questão da transparência, em relação ao insulfilm espelhado, a nova lei determina que o uso para fins automotivos é proibido sob qualquer circunstância. Outra mudança em relação ao material é que as bolhas de ar nas áreas críticas para a visão do condutor ou de áreas indispensáveis para a boa dirigibilidade também são proibidas.

Dessa forma, caso o cidadão desrespeite alguma das novas regras, ele pode ser penalizado com multa. Além disso, o carro fica retido até que os problemas sejam resolvidos. Isso, é claro, além dos cinco pontos na carteira.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário