scorecardresearch ghost pixel



Novo governo vai fazer a tributação do PIX? Entenda a mudança

Circula nas redes sociais, a notícia de que o governo Lula vai fazer a tributação do PIX. Afinal, essa história é verdade ou se trata de mais uma fake news?



Com a derrota de Jair Bolsonaro nas eleições para a presidência da República, algumas notícias começaram a circular nas redes sociais. Elas indicam que o novo governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, vai definir a tributação do PIX. Será que tudo irá mudar? Afinal, essa história é verdade ou não passa de mais uma fake news?

Leia mais: Governo eleito confirma extinção do Auxílio Brasil em 2023

Pelo visto, a derrota de Bolsonaro não foi suficiente para que as notícias falsas parassem de circular na internet. O vídeo indicando que Lula pretende fazer a tributação do PIX não é uma informação verdadeira. Em outras palavras, o plano de governo verdadeiro do presidente eleito não propõe tal medida.

Tributação do PIX

É mentira também que, entre as propostas de governo, está o congelamento da poupança e a criação da nova Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). Tais assuntos ganharam mais repercussão nas redes durante a última semana, especialmente durante os protestos feitos por bolsonaristas contra a vitória de Lula, eleito pela maioria dos brasileiros no segundo turno.

O conteúdo foi postado inicialmente pelo pastor Silas Malafaia no Instagram. Ele é apoiador do presidente Jair Bolsonaro. Apesar das notícias acerca de uma possível tributação do PIX, nada consta sobre o assunto nos planejamentos elaborados pela equipe Lula. Todos estão disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Quando procurada, a equipe em questão negou qualquer projeto de tributação desta forma de pagamento. O assunto também não foi citado durante campanha nem na carta divulgada por Lula após o resultado das eleições.

Toda a mentira tentou convencer os brasileiros ao citar falsas notícias que teriam sido publicadas por grandes portais. Tais veículos de comunicação também desmentiram as divulgações. Sendo assim, diante do que se sabe até agora, o PIX continuará funcionando da mesma forma como está atualmente, ou seja, sem qualquer prejuízo para os usuários. Pelo contrário, o meio de pagamento deve continuar em amplo crescimento no Brasil.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário