O câncer de pâncreas pode ser causado por diversos fatores diferentes, conforme apontam muitas pesquisas científicas. Um desses mecanismos tem a ver com o tipo de alimentação que a pessoa segue. Podemos destacar 5 alimentos que devem ser evitados ou consumidos de forma moderada, conforme uma alimentação regrada por especialista.
Veja também: 7 alimentos campeões em agrotóxicos para você trocar pelos orgânicos
As informações foram divulgadas também pelo portal Terra, no México, e acendem um alerta para os cuidados com a saúde. Afinal, estamos falando do câncer de pâncreas, uma doença silenciosa e que apenas dá sinais claros em estágios avançados.
Alguns dos sintomas mais comuns são: dor de estômago sem ter ingerido alimentos, episódios de indigestão, fadiga, emagrecimento e perda de apetite. Lembre-se de que apenas um médico pode ser capaz de diagnosticar a doença.
Quais alimentos podem desencadear o câncer de pâncreas?
Primeiramente, saiba que um dos ingredientes que mais afetam a saúde do pâncreas é a gordura. Além dela, o álcool também contribui para o mau funcionamento do órgão. Com base nessas informações, estabelecidas em algumas pesquisas científicas, podemos listar alguns alimentos perigosos.
Ainda que não seja uma doença tão comum, o câncer de pâncreas pode ter suas chances de aparecimento reduzidas através de alguns hábitos saudáveis. Além de fazer atividade física frequentemente, você também deve se atentar para a alimentação. Por isso, evite comer os seguintes alimentos:
- Carnes processadas, incluindo salsichas e linguiças industrializadas;
- Margarina, óleos saturados, banha e manteiga;
- Queijos muito gordurosos ou processados (industrializados);
- Sorvetes processados;
- Chocolates hidrogenados.
Todos os alimentos listados acima podem agravar ou até contribuir para o aparecimento do câncer de pâncreas. Entretanto, é importante destacar que as versões naturais ou orgânicas são mais indicadas para evitar o consumo de tanta gordura. Aliás, todos os itens da lista são ricos em gorduras, especialmente as saturadas, que podem causar uma série de malefícios à saúde humana.
Sabe-se que as carnes processadas estão cada dia mais relacionadas com episódios de câncer. Por isso, é importante evitar o consumo excessivo.