Todo mundo conhece alguém que só consegue tomar café sem açúcar. Essa pessoa pode até ter tomado a bebida com açúcar antes, mas uma vez que experimentou sem, só conseguiu tomar o café “puro”.
Veja também: Dessa você não sabia: para onde vai a cafeína do café descafeinado?
Há quem diga que essa mudança é irreversível, pois o gosto do café adoçado passa a ficar desagradável. Porém, independente do paladar, o fato é que existem benefícios do café sem açúcar para a sua saúde.
Você pode perder peso mais rápido
O emagrecimento é uma meta comum para muitas pessoas do mundo todo, afinal estamos vivendo de forma cada vez mais sedentária, com comidas gordurosas disponíveis a todo momento.
Segundo a Coffee and Health, o café sem açúcar não fornece quantidades significativas de gorduras. Também há poucos carboidratos e proteínas, contendo apenas de 1 a 2 quilocalorias. Ideal para quem está na dieta.
Fortalece a saúde do seu coração
As doenças cardiovasculares causam 2,3 vezes mais mortes que acidentes e violência. Porém, o café preto sem açúcar pode ajudar a combater esse problema, claro que sempre aliado a um estilo de vida saudável.
Segundo o New England Journal of Medicine, beber duas xícaras de café por dia pode reduzir o risco de morte por doenças cardiovasculares. Também protege contra insuficiência cardíaca.
Sua saúde bucal agradece
Se você quer evitar as temidas cáries, saiba que o café pode ser seu aliado, desde que ele não seja adoçado. Segundo cientistas cubanos, o café sem açúcar pode trazer efeitos benéficos à saúde bucal. Isso vale principalmente no combate às cáries.
Ele possui propriedades antibacterianas e um efeito antiaderente sobre a placa dental. Lembre-se de que, para evitar cáries, você precisa caprichar na escovação e evitar o hábito de ficar “beliscando” toda hora.
Café sem açúcar faz bem para o fígado
A ingestão moderada de café pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver cirrose em 84%. Outra boa notícia é que um experimento conduzido pelo Istituto di Ricerche Farmacologiche Mario Negri, na Itália, revelou que beber café reduz em 40% o risco de câncer de fígado.