Troca GRATUITA: Kit Antena Digital está disponível para ESTE grupo

Cidadãos com direito ao Kit Antena Digital podem solicitar a substituição gratuita via telefone ou internet.



Em pouco menos de um ano e meio, as antenas parabólicas utilizadas no Brasil deixarão de funcionar. Para não perder o sinal de TV, milhares de famílias terão que substituir o equipamento por um aparelho com sinal digital.

Leia mais: Trabalhadores vão receber bolada do FGTS em 2023. Você está na lista?

O procedimento é necessário porque o 5G, que acaba de ser instalado em todas as capitais brasileiras, interfere no sinal da parabólica. Para que não haja prejuízos ao serviço, a TV aberta será transferida para da banda C para a banda Ku.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 27% dos lares brasileiros ainda utilizavam a parabólica em 2019. Parte dessas pessoas pode solicitar a substituição gratuita do dispositivo sem sair de casa.

Antena digital gratuita

A troca das antenas antigas por equipamentos digitais não tem nenhum custo para famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). O sistema do governo federal é a porta de entrada para uma série de programas sociais, como o Auxílio Brasil e o vale-gás.

A família que utiliza antenas digitais externas (tipo espinha de peixe) ou internas já tem acesso à TV Digital e não precisa fazer a mudança, assim como aquelas que possuem TV por assinatura. Para as demais, basta solicitar a troca.

Como solicitar

Para não perder a qualidade de imagem de som e continuar assistindo seus canais preferidos normalmente, o cidadão que faz parte do CadÚnico deve solicitar a substituição da parabólica. O procedimento é gratuito e pode ser agendado em um dos seguintes canais:

No portal, acesse a opção “Programa de distribuição de kits” no menu localizado no canto superior esquerdo da tela. Em seguida, clique em “Agende aqui” e informe os dados necessários para proceder com o agendamento.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário