A cerveja com certeza é uma paixão nacional e no clima de copa o seu consumo costuma aumentar. Contudo, existem certas práticas que estão associadas à bebida que não são corretas. Seja na hora de colocar no copo ou armazenar, muitos cometem erros que comprometem a experiência de aproveitar o que há de melhor em cada rótulo.
Veja também: 8 malefícios da cerveja que você pode experimentar quando exagera
O que você não deve fazer com a cerveja
Não incline o copo para reduzir a espuma
Buscando eliminar a espuma, as pessoas inclinam levemente o copo, mas essa atitude só evita que o gás seja eliminado. Sendo assim, o líquido causa estufamento e sensação de desconforto no estômago. Aqueles que têm facilidade em soltar gases podem começar a arrotar, levando a situações constrangedoras, dependendo do ambiente escolhido.
Não deixe garrafas e latas no congelador
Primeiramente, deixar garrafas e latinhas no congelador pode fazer com que você esqueça, perdendo o prazo de validade. Planeje o churrasco com antecedência e sempre deixe algumas unidades na geladeira, mas nunca no freezer. Descongelar o recipiente pode ser complicado, além de transferir um sabor de ‘’aguado’’, pela cristalização no interior.
Evite servir a cerveja muito gelada
Ao gelar muito a cerveja, suas propriedades acabam sendo perdidas, dessensibilizando o paladar. As variedades mais leves como pilsen e lager podem ser servidas geladas, mas outras fórmulas precisam de uma temperatura menor, pois incorporam aromas delicados e maior densidade. Atente-se a essas diferenças, garantindo que a qualidade do produto não seja prejudicada conforme a maneira de consumi-lo.
Guardar as garrafas na horizontal
É claro que economizar espaço deve ser uma prioridade na despensa ou geladeira, mas as garrafas precisam ser dispostas na vertical. Quando deitadas, o metal da tampa entra em contato com a cerveja, deixando um gosto metálico. Esse fator também acelera o processo de oxidação, reduzindo o gás característico de boas cervejas.
Foto: Ground Picture/Shutterstock