scorecardresearch ghost pixel



Você fica irritado com pessoas hiperativas? Isso pode ser Misokinesia

Embora seja comum sentir desconforto quando alguém não atende suas expectativas, não é normal que isso resulte em raiva extrema. Entenda!



A University of British Columbia realizou um estudo que foi publicado no ano passado, abordando um fenômeno psicológico registrado com frequência. Conhecido como misocinesia ou misokinesia, a condição afeta ⅓ da população mundial. Portanto, é muito provável que você conheça alguém que tenha esse tipo de comportamento ou se reconheça nas características. 

Veja também: 4 características revelam se você tem alta inteligência emocional

Afinal, você se incomoda com os gestos alheios? 

Ao olhar um colega gesticulando de forma apressada, talvez o incômodo resulte em uma certa angústia. Contudo, geralmente o outro não percebe, pois nem todos que têm misokinesia, ou seja, esse incômodo vinculado aos exageros alheios, expressam sua indignação. Seja empático, mas também tente descobrir a origem das suas próprias emoções. 

O experimento da misokinesia: conclusões 

A pesquisa canadense de Sumeet Jaswal foi publicada e rapidamente gerou uma série de discussões. A misokinesia caracteriza-se pela aversão a movimentações, sejam elas específicas ou não. A avaliação teve 4.100 participantes universitários, que tiveram suas reações analisadas, mostrando que o fenômeno é mais comum do que se imaginava, atingindo 75% dos voluntários, que se incomodavam com sons, falas e gesticulações. 

Entenda o motivo dessa frustração toda 

Pessoas que têm sensibilidades estão mais sujeitas a se sentirem estressadas em ambientes com muitos estímulos visuais e sonoros. O quadro neurológico não é tão claro, mas pode estar ligado à uma empatia negativa, no sentido de que o indivíduo não quer agir da mesma forma, entendendo que a hiperatividade e o nervosismo são inadequados. 

Em busca de outras respostas e hipóteses 

Outra hipótese é que ocorra um espelhamento, no qual você começa a repetir os gestos de amigos, colegas e familiares, acompanhado dos seus sentimentos. A ansiedade, por exemplo, pode desencadear uma crise em massa, conforme o trauma gerado por um acidente ou pela violência. É preciso analisar atentamente o conteúdo da misocinesia, que se não for tratada, leva a ações impulsivas perigosas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário