scorecardresearch ghost pixel



Você pode estar sofrendo de ansiedade social e estes são 3 sintomas comuns

A ansiedade social afeta milhões de seres humanos e pode ser um grande problema para a qualidade do bem-estar individual. Descubra quais são os sintomas mais comuns.



Também conhecida como fobia social, a ansiedade social é um problema que afeta milhões de pessoas no mundo inteiro, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Se você desconfia que sofre com ela, vale a pena conferir quais são os principais e mais comuns sintomas de todos.

Veja também: Ansiedade: veja quais são os tipos e algumas alternativas de tratamento

Quais são os principais sintomas da ansiedade social?

A lista abaixo leva em consideração a avaliação de especialistas no assunto e as diretrizes da própria OMS. Sendo assim, confira quais são os principais sinais que revelam a tendência da ansiedade social em uma pessoa.

1 – Dificuldades em lidar com a chefia

Lidar com os colegas de trabalho pode ser um problema para quem sofre com a ansiedade social. No entanto, o quadro fica ainda mais grave se a conversa for com alguém em posição de chefia.

Estabelecer um relacionamento saudável com o chefe é uma tarefa que beira o impossível para algumas pessoas que sofrem com o problema. Basta uma reunião comum para fazer o suor frio aparecer e escorrer pelo corpo.

2 – Obstáculos no relacionamento

De acordo com uma matéria divulgada pelo site Metrópoles, as pessoas com ansiedade social também encontram muita dificuldade em estabelecer relação leve como o par amoroso. Aliás, conseguir se abrir para uma relação desse tipo já é um grande avanço, dependendo do grau de ansiedade.

É comum que as pessoas que tenham problemas de socialização criem barreiras para afastar o par delas. Isso evitaria o esforço mental para poder estar com alguém de um modo tranquilo. O problema é que a situação gera um intenso sofrimento, já que o paciente realmente pode gostar e amar o outro.

3 – Ansiedade social gera dificuldade em se expressar

Por fim, mas de forma óbvia, a ansiedade social apresenta um dos sintomas mais clássicos da fobia: medo de se expressar. Alguém que sobre com o problema tem medo de aparecer em público, de falar o que pensa e de expressar suas ideias.

O mais recomendado para uma pessoa que identifique um ou mais dos sintomas destacados acima é procurar ajuda profissional adequada para tratar o problema. O atendimento correto pode amenizar imensamente todos os desconfortos da ansiedade social.




Voltar ao topo

Deixe um comentário