scorecardresearch ghost pixel



16 alimentos para prevenir a queda de cabelo e estimular o crescimento

Dicas de 16 alimentos você pode comer para evitar a queda de cabelo e mantê-los saudáveis.



Se você está preocupado com a queda excessiva de cabelo, encontramos uma solução! Você pode comer esses alimentos para evitar a queda de cabelo.

O cabelo requer nutrientes importantes para ser saudável e forte. Podemos restaurar a força do cabelo fazendo algumas modificações na dieta, como melhorar o consumo de alimentos específicos.

Veja também: Alimentos que fazem cabelo cair se consumidos em excesso

O que exatamente são esses alimentos? Listamos os 16 alimentos para o cabelo para prevenir a queda de cabelo indesejada e aumentar o crescimento do cabelo.

1. Ovos

Um ovo de tamanho médio (50 g) contém 6,3 g de proteína, várias vitaminas e minerais que fortalecem os folículos pilosos. Evidências anedóticas sugerem que os ovos podem tornar o cabelo brilhante e forte, prevenir a quebra do cabelo e reduzir a fragilidade.

Um estudo mostrou que os aminoácidos sulfurados nas proteínas são os precursores da síntese de proteínas capilares de queratina que fortalecem as raízes do cabelo e previnem a queda prematura do cabelo.

Um estudo mostra que os ovos contêm um fator chave de crescimento do cabelo que estimula as células da papila dérmica humana (um grupo de células que controla a produção de cabelo e o ciclo de crescimento do cabelo) para o desenvolvimento de novos cabelos.

Os ovos são embalados com vitamina B8 ou biotina que ajuda no crescimento do cabelo e previne a queda de cabelo. Um estudo publicado no International Journal of Trichology mostra que a deficiência de biotina pode levar à queda de cabelo entre as mulheres.

Você também pode aplicar uma máscara de ovo para o crescimento do cabelo. Misture um ovo com uma colher de sopa de óleo de coco e aplique a mistura no couro cabeludo. Deixe agir por 20 minutos e lave.

2. Aves

A carne de aves é uma excelente fonte de proteínas, vitaminas e minerais. Estes são nutrientes essenciais para nutrir o cabelo e prevenir a queda e calvície.

Um estudo publicado no Journal of Dermatology Practical & Conceptual afirma que a deficiência de proteína afeta a estrutura e o crescimento do cabelo, resultando em eflúvio telógeno (queda temporária de cabelo).

Outro estudo mostra que as deficiências nutricionais podem resultar em alopecia androgênica (perda de cabelo devido a desequilíbrio hormonal), calvície de padrão feminino, eflúvio telógeno crônico e alopecia areata (manchas calvas circulares).

A gordura animal na carne de aves – ácidos graxos ômega-6 – estimula a papila dérmica e controla o ciclo de crescimento do cabelo para madeixas saudáveis.

3. Lentilhas

Lentilhas são ricas em ácido fólico, ferro, fósforo, zinco, magnésio e fibras. Um estudo mostrou que a deficiência de minerais e zinco resultou em alopecia difusa (distribuição geral da queda de cabelo no couro cabeludo) entre crianças.

VEJA TAMBÉM: Óleo de alecrim para o cabelo, veja os principais benefícios

As proteínas das lentilhas também desempenham um papel importante no desenvolvimento saudável do cabelo. A deficiência de nutrientes , especialmente a falta de aminoácidos essenciais e micronutrientes, pode levar ao eflúvio telógeno, calvície de padrão masculino e calvície de padrão feminino.

4. Peixe

O peixe é rico em proteínas e ácidos graxos ômega-3 que melhoram a saúde do cabelo. Um estudo publicado no International Journal of Molecular Science mostrou que o óleo de peixe da cavala estimulou as células da papila dérmica e promoveu o crescimento do cabelo ativando as vias anágenas (fase de crescimento do ciclo do cabelo).

Outro estudo mostrou que a suplementação de óleo de peixe rico em ácidos graxos ômega-3 promove o crescimento do cabelo e reduz a queda de cabelo.

5. Carne Magra

Um corte magro de carne bovina é rico em ferro, zinco, selênio, vitaminas e proteínas biologicamente úteis que promovem o crescimento saudável do cabelo e reduzem a perda de cabelo. Um estudo publicado no Journal of Korean Medical Science mostrou uma relação inversa entre deficiência de ferro e queda de cabelo. A deficiência de vitaminas e minerais também pode resultar em alopecia não cicatricial ou queda de cabelo.

6. Nozes

As nozes são conhecidas como “alimentos para o cabelo” porque contêm ácidos graxos ômega-3 – nutrientes essenciais para cabelos saudáveis ​​e sedosos. Eles também são ricos em proteínas e macrominerais importantes para o crescimento do cabelo.

As nozes também contêm zinco, ferro, selênio e vitaminas B1, B6 e B9, que estimulam o crescimento do cabelo e reduzem a queda. Eles também contêm biotina, vitamina E, proteínas e magnésio que fortalecem o cabelo e mantêm a saúde do couro cabeludo. A deficiência dessas vitaminas e minerais leva à queda de cabelo.

7. Amêndoas

As amêndoas são ricas em magnésio, selênio, proteínas, ácidos graxos insaturados e vitaminas. Estudos demonstraram que o magnésio atua como cofator de diferentes reações metabólicas que estimulam os folículos pilosos. Consuma 4-5 amêndoas diariamente para fortalecer o cabelo e manter o crescimento saudável do cabelo.

8. Sementes

As sementes, especialmente as sementes de girassol, são ricas em beta-sitosterol, que é eficaz na prevenção da alopecia androgenética e promove o crescimento saudável do cabelo.

Um estudo no Journal of Alternative and Complementary Medicine mostrou que os inibidores da 5-alfa-redutase, especialmente extratos de saw palmetto e beta-sitosterol, ajudam no tratamento da alopecia androgênica.

As sementes de linho são fontes ricas de ácidos graxos ômega-3 e uma alternativa aos produtos marinhos. Um estudo em macacos rhesus mostra que os ácidos graxos ômega-3 melhoram a pelagem e previnem a queda prematura de cabelo.

Mergulhe e moa as sementes de linhaça e adicione-as a sucos, saladas ou sobremesas. Você também pode polvilhá-los em smoothies ou manteiga de amendoim.

9. Espinafre

O espinafre é um vegetal de folhas verdes rico em cálcio, ferro, magnésio, fósforo, ácido fólico e vitaminas. Esses nutrientes são essenciais para o crescimento saudável do cabelo. Os altos níveis de cálcio no espinafre facilitam a absorção de vitamina D, uma vitamina importante que previne a queda de cabelo de padrão feminino ou eflúvio telógeno.

O espinafre também é rico em ferro, que melhora o suprimento de oxigênio ao couro cabeludo para o crescimento saudável do cabelo. Pessoas com queda de cabelo de padrão masculino e queda de cabelo de padrão feminino na pré-menopausa apresentam baixos níveis de ferritina sérica. A condição pode ser melhorada com a inclusão de alimentos ricos em ferro na dieta.

Um estudo publicado no Indian Journal of Dermatology mostrou que a alopecia androgenética feminina estava ligada a níveis mais baixos de zinco e ferro ( 33 ). Portanto, consuma uma tigela de espinafre escaldado 2 a 3 vezes por semana para obter um suprimento adequado de vitaminas e minerais essenciais.

10. Couve

A couve é rica em vitaminas A, K, C, ácido fólico, cálcio e magnésio. Estes são nutrientes essenciais para o crescimento saudável do cabelo. Envelhecimento ou envelhecimento do cabelo, diminuição da produção de cabelo ou alopecia resulta do estresse oxidativo. As vitaminas A e C da couve protegem o cabelo dos radicais livres, reduzindo e neutralizando-os.

11. Batata Doce

A batata-doce contém cobre, ferro, zinco e proteínas, que desempenham um papel significativo na perda de cabelo, especialmente alopecia areata e eflúvio telógeno. A batata-doce também é rica em vitamina A, que atua como antioxidante para reduzir os efeitos nocivos dos radicais livres, uma das principais causas de perda de cabelo e envelhecimento dos cabelos.

12. Cenoura

As cenouras são fontes de vitaminas A e C, carotenóides e potássio. Evidências anedóticas sugerem que este vegetal pode contribuir para a saúde do cabelo. No entanto, mais pesquisas são necessárias a esse respeito.

Muito ou pouco de vitamina A é prejudicial para o cabelo. Um estudo mostrou que a deficiência de vitamina A leva a cabelos secos e ralos, enquanto o excesso leva à perda de cabelo.

Você também pode aplicar uma máscara de cenoura para estimular o crescimento do cabelo. Misture uma cenoura com uma banana e duas colheres de sopa de iogurte. Aplique no couro cabeludo, deixe agir por 30 minutos e lave.

13. Pimentão

Os pimentões são uma das fontes mais ricas de vitamina C. Eles ajudam a prevenir a quebra e ressecamento do cabelo. A vitamina C também ajuda na absorção de ferro e previne o enfraquecimento do cabelo. Além disso, os pimentões são uma potência de diferentes vitaminas e minerais que ajudam a tratar a queda de cabelo.

14. Laranjas

As laranjas são ricas em vitamina C, que estimula o crescimento do cabelo. Eles também contêm antioxidantes, flavonoides, beta-caroteno, magnésio e fibras. Assim, o consumo de suco de laranja pode ajudar a melhorar a saúde do cabelo.

15. Cevada

A cevada é rica em fibras, proteínas, antioxidantes e vitamina E. Um estudo publicado no Journal of Tropical Life Science Research mostrou que a suplementação de tocotrienol (derivado da vitamina E) reduziu o estresse oxidativo no couro cabeludo – uma das principais razões para a queda prematura de cabelo.

16. Iogurte Grego

O iogurte grego é uma das fontes mais ricas de probióticos que aumentam a saúde intestinal e promovem cabelos saudáveis. Um estudo com camundongos mostrou que o iogurte rico em probióticos promoveu o desenvolvimento do folículo piloso e retardou a queda de cabelo.

Além de incluir esses alimentos em sua dieta diária, você também pode prevenir a queda de cabelo de outras maneiras. Confira algumas dicas a seguir.

Dicas para evitar a queda de cabelo

  • Manuseie seu cabelo com cuidado. Não puxe com muita força.
  • Mantenha o penteado com ferramentas quentes ao mínimo e certifique-se de usar um soro protetor antes de modelar.
  • Nunca penteie o cabelo molhado.
  • Não esfregue o cabelo molhado com um pano ou toalha. Enxugue com um pano e deixe secar naturalmente.
  • Você pode pentear o cabelo molhado. No entanto, certifique-se de fazê-lo com cuidado.
  • Use produtos capilares de acordo com o seu tipo de cabelo.
  • Não use xampu mais de 2 a 3 vezes por semana, pois o couro cabeludo precisa de tempo para recuperar a oleosidade natural.




Voltar ao topo

Deixe um comentário