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5 erros comuns no uso do PIX e como resolvê-los de forma rápida

Apesar de toda facilidade envolvida, erros podem ocorrem em transações com o sistema de transferências instantâneas.



O Pix já está tão presente na vida dos brasileiros que seu uso é quase instintivo para a maioria das pessoas. Mesmo para quem é habituado a realizar transferências e pagamentos usando o sistema, alguns erros podem ocorrer.

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O Banco Central determina que, em casos como esses, a instituição exiba uma mensagem contendo informações mínimas ao usuário. Alguns bancos optaram por criar códigos para identificar os erros mais rapidamente e permitir a resolução do problema com mais facilidade.

A seguir, confira alguns erros comuns no uso do Pix e veja como resolver cada um deles.

Formato errado de chave

A chave Pix é um elemento que identifica o recebedor sem que haja necessidade de inserir seus dados bancários. Atualmente, o sistema tem como opções o CPF ou CNPJ, o e-mail, o número do telefone celular e a chave aleatória.

Quando o pagador informa um número inválido ou incorreto, a transferência não é realizada e o sistema exibe frases como “Transação não concluída. Formato da chave inválido” ou “Ocorreu um problema no formato da chave. Tente novamente”.

Resolução: a solução neste caso é revisar a chave inserida para que fique dentro do formato aceito. Uma boa opção é solicitar novamente as informações ao cliente que vai receber o Pix.

Chave não encontrada

O segundo erro comum acontece quando a chave não está cadastrada no Pix. Nesta situação, as instituições financeiras enviam frases como “Transação não concluída. Chave inexistente” ou “Chave não localizada. Tente novamente”.

Resolução: para resolver o problema, verifique se digitou a chave Pix corretamente ou peça para quem vai receber para revisar os dados informados.

Falha de comunicação

Outro erro que ocorre bastante é a falha de comunicação com o sistema da instituição financeira. Isso é comum quando há problemas técnicos ou de comunicação.

Resolução: a saída neste caso é aguardar alguns minutos e tentar realizar a operação novamente.

Problema ao liquidar a transação

Esse problema acontece quando não há saldo suficiente na conta ou a conta do recebedor está indisponível ou não existe. O erro também pode ocorrer em caso de erro no processamento ou falha técnica, ou ainda quando a operação extrapola o tempo limite.

Resolução: para resolver, é preciso descobrir o motivo do erro. Caso não haja saldo suficiente, o cliente terá que colocar dinheiro na conta. Se a conta do recebedor estiver indisponível, será preciso solicitar outra conta. Mas se o defeito for técnico, o ideal é aguardar alguns minutos antes de tentar novamente.

QR Code inválido

Pagamentos via QR Code também podem gerar problemas, como o código se referir a uma chave inexistente ou já ter perdido o prazo de validade.

Resolução: seja qual for a causa do erro, a solução é avisar a pessoa ou estabelecimento que emitiu o QR Code e solicitar um novo.




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