A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) divulgou nesta quinta-feira (12) a lista de planos de saúde que terão suas vendas temporariamente interrompidas. Os 19 planos de saúde suspensos no país contam com alto índice de reclamações relacionadas a cobertura assistencial.
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A medida não é uma novidade: ela integra o serviço de Monitoramento da Garantia de Atendimento, que acompanha regularmente o desempenho das seguradoras e atua na proteção dos consumidores.
Com a medida, a proibição de novas vendas começa a valer já no dia 22 de dezembro. “Ao todo, 387.894 beneficiários ficam protegidos com a medida, já que esses planos só poderão voltar a ser comercializados para novos clientes se as operadoras apresentarem melhora no resultado do monitoramento”, explicou a ANS.
Quais planos de saúde foram suspensos?
Segundo a ANS, 19 planos serão suspensos de forma temporária após mais de 45 mil reclamações registradas no período de 1º de julho a 30 de setembro deste ano. Da lista, 11 planos são com o selo Unimed.
- Univida empresarial III – apto
- Novo Univida I – apto
- Nacional adesão pós-enf
- Unimed Personal Quarto Coletivo
- Unimed Personal Quarto Coletivo 2
- Unimed Beta 2 Dental PPE
- Unimed Alfa 2 Unimed Beta 2
- Unimed Delta 2
- Unimed Personal Quarto Coletivo 2
- Unimed Alfa 2
- Unimed Delta 2
- Unimed Ômega Plus
- UniPart Delta 2
- Unimed Alfa 2 Ad
- Unimed Delta 2
- Rubi
- Santaris
- Classic I
O que é o Monitoramento da Garantia de Atendimento?
Como explica a ANS, o Monitoramento da Garantia de Atendimento é o acompanhamento do acesso dos beneficiários às coberturas contratadas. Ele é realizado com base nas reclamações recebidas pela ANS e na quantidade de beneficiários de planos de saúde.
As reclamações consideradas nesse monitoramento são aquelas que dizem respeito ao descumprimento dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias ou negativa de cobertura assistencial.
A partir dessas informações as operadoras são classificadas em faixas, o que possibilita uma análise comparativa entre elas.
As operadoras enquadradas nas faixas superiores do monitoramento apresentam um pior resultado no indicador da operadora.
As informações são processadas periodicamente, e os resultados são divulgados trimestralmente.
*Com informações da ANS.