Aposentadoria 2023: como serão as regras para quem está perto de se aposentar?

Com a virada de ano, novas regras para a aposentadoria em 2023 começarão a valer. Saiba o que muda e como entrar com seu pedido!



Se você pretende se aposentar em 2023, é preciso ficar atento às mudanças nas regras para solicitar a aposentadoria que entrarão em vigência a partir da próxima semana. No caso da aposentadoria por idade, nada muda para os trabalhadores do sexo masculino. Já para as mulheres, o pedido poderá ser feito por aquelas que tiverem 62 anos de idade e 15 anos de contribuição, sem aumentar a idade mínima a partir de 2023.

Leia mais: Beneficiários receberão R$ 1,6 bi no pagamento de atrasados do INSS

Em relação a regra dos pontos, a contribuição mínima para as mulheres é de 30 anos e de 35 anos para os homens. Para isso, é preciso que o trabalhador some seu tempo de contribuição com sua idade. De acordo com a nova regra para 2023, os homens precisarão somar 100 pontos e as mulheres 90 pontos. Assim, um homem que contribuiu por 35 anos precisará ter 65 anos para se aposentar, visto que a soma dos dois números resulta em 100.

Além disso, há mudanças também na regra da idade progressiva: nela, o homem que completar 35 anos de contribuição, e a mulher 30 anos, poderão se aposentar caso tenham a idade mínima exigida. Assim, o requisito é de 62,5 anos para homens e 57,5 anos para mulheres. No entanto, vale ressaltar que a idade mínima sobe seis meses a cada ano.

Por fim, a idade mínima em 2023 será alterada, sendo de 63 anos para homens e mulheres com 58 anos.

Como solicitar a aposentadoria?

Para entrar com o pedido de aposentadoria, basta acessar o Meu INSS e inserir CPF e senha. Clique em “Novo pedido”, “Aposentadorias e CTC e pecúlio” e selecione qual o tipo de aposentadoria será solicitado.

Será preciso incluir a documentação exigida e, em determinados casos, disponibilizar os documentos para a atualização dos vínculos no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Em seguida, basta aguardar o prazo de conclusão da análise do pedido de aposentadoria, que pode chegar a 90 dias.

Por qual regra devo me aposentar?

Devido às diferentes regras, muitos trabalhadores ficam em dúvida na hora de solicitar seu benefício. Assim, a orientação é que o contribuinte mantenha seus documentos organizados para realizar a simulação e acompanhar o momento certo de entrar com o requerimento.

A simulação pode ser feita no próprio Meu INSS, baseado em todas as regras aplicáveis. Desse modo, será possível ter acesso ao valor disponibilizado pelo benefício naquele momento e descobrir se vale a pena entrar com a solicitação imediatamente ou esperar um pouco mais para receber um valor superior.




Voltar ao topo

Deixe um comentário