scorecardresearch ghost pixel



Adeus, pote de sorvete: guardar alimentos nele DETONA com sua saúde

Recipientes de plástico podem ser um risco quando usados para o armazenamento de alimentos. Confira as principais consequências e veja como substituir.



Os recipientes de plástico são utilizados várias vezes como uma forma de evitar o desperdício. Apesar de ser uma boa prática para o meio ambiente, a reutilização dos mesmos para armazenar alimentos exige muito cuidado das pessoas para que seja possível evitar os riscos de contaminação. Reutilizar ou jogar fora? Saiba o que fazer.

Leia mais: Alimentos mais caros: preço dispara e renda do brasileiro não acompanha

Alguns recipientes de plástico não devem ser utilizados mais de uma vez. Sim, estamos falando dos tradicionais potes de sorvete, que podem armazenar várias bactérias que trazem riscos para a saúde. É preciso ter cautela.

Recipientes de plástico

O risco está no preparo de alimentos em potes de plástico de má qualidade, que não foram preparados para serem reaproveitados tantas vezes. É claro que há marcas seguras e recomendadas, mas os potes que chegam com sorvetes ou na entrega de algum alimento por delivery não são próprios para este fim, então nem tente.

Ao menos não para armazenar novos alimentos! O que pode ser feito é aproveitar as embalagens para pensar em novas formas criativas de usá-las ou para guardar outros itens. Dá para colocar os potinhos de tempero dentro ou usar como suporte para azeite e óleo. Talvez até para usar na lavanderia de alguma forma.

Ao levar os recipientes de plástico ao micro-ondas, por exemplo, aqueles que não são próprios para isso podem soltar substâncias que passam para o alimento e certamente vão comprometer a sua saúde a longo prazo.

O BPA, por exemplo, é uma substância química usada na produção da maioria dos plásticos. Muitos estudos já mostraram a relação do BPA com os casos de baixa qualidade do esperma, endometriose, síndrome do ovário policístico, infertilidade e muitos outros problemas que prejudicam muita gente.

O uso da substância é proibido no Brasil para a fabricação e importação de mamadeiras. Inclusive, existe um limite na fabricação de potes de plástico e outros itens. Muitos já eliminaram o produto por reconhecer os riscos.

Sempre que quiser aproveitar algum recipiente, saiba que é essencial fazer a devida limpeza e nunca usar para colocar comida. Menos ainda aqueles que terão de ser levados ao micro-ondas. Priorize as vasilhas de vidro!




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário