scorecardresearch ghost pixel



Atenção com os alimentos tostados demais: eles podem causar câncer!

Às vezes o bife acaba ficando um pouco a mais na frigideira e o pão mais torrado na chapa do que deveria. Os alimentos queimados merecem um alerta. Entenda.



Provavelmente você já percebeu uma camada escura que fica em pães, ovos e carnes quando ocorre um aumento da temperatura. Até o cheiro típico de queimado chega a deixar vestígios, dado que várias substâncias são eliminadas no processo de aquecimento. Contudo, há quem prefira consumir alimentos bem passados do que crus, ignorando as crostas que parecem carvão.

Veja também: EUA aprovam carne feita em laboratório: você teria coragem de comer?

A química presente nas panelas 

Em geral, as panelas e frigideiras com tecnologia Teflon, apresentam um revestimento para impedir que o alimento grude. No entanto, conforme o uso, essa película vai sofrendo um desgaste, eliminando substâncias químicas. Entre elas, estão a acrilamida e a acroleína, componentes plásticos que têm potencial cancerígeno se liberados frequentemente. 

Algumas confirmações científicas 

Uma pesquisa realizada na USP (Universidade de São Paulo), avaliou o quanto a carne bem passada poderia ter relação com o surgimento do câncer. Nesses estudos iniciais, os pesquisadores identificaram uma possível tendência de idosos que consomem carne bem passada a desenvolver câncer. Os testes seguem em andamento no intuito de estabelecer novas hipóteses. 

Problemas a longo prazo 

Sabe-se que inúmeros componentes feitos em laboratório podem mudar o funcionamento do organismo humano. A longo prazo, a ação desses elementos inflamatórios de hidrocarbonetos e aminas, prejudicam o sistema imunológico, devido a deficiência da produção de glóbulos brancos. Além disso, é preciso considerar que fatores genéticos e hábitos somam-se a essas análises. 

Câncer, inflamação e outras condições 

Se o organismo estiver inflamado, dificulta a identificação de outras doenças e eleva as complicações de tumores cancerígenos. Portanto, por mais que a maioria das pesquisas não seja tão conclusiva, o ideal é ter cautela no preparo de determinados pratos. Evite consumir refeições que tenham algum alimento muito queimado e crosta que resulte de contato direto com a panela. Esses cuidados protegem a sua saúde e também aumentam a durabilidade dos utensílios da cozinha. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário